Juíza Áurea Sampaio representou a Anamatra no evento
A juíza do Trabalho Áurea Sampaio, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, representou a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), nessa quarta (16/8), em sessão solene em homenagem aos 180 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
O evento foi conduzido pelo atual presidente do IAB, Sydney Limeira Sanches, que destacou os valores que conduzem a entidade: “Para nós, o ideal da democracia e da política perpassa pelo respeito a todo e qualquer indivíduo, e comemorar os 180 anos do IAB significa celebrar, com muita altivez, a preservação das conquistas civilizatórias”.
Conhecido como Casa de Montezuma, por conta de seu primeiro presidente, Francisco Jê Acaiaba de Montezuma, o IAB foi fundado em 1843 como consequência da criação dos cursos jurídicos no Brasil, em 1827. No final do século 19 o IAB colaborou com a confecção da primeira Constituição republicana, em 1891.
Ao longo de sua história participaram do Instituto juristas vinculados à formação do pensamento jurídico brasileiro, como Rui Barbosa, Augusto Teixeira de Freitas, Nabuco de Araújo, Clovis Bevilacqua, André Faria Pereira, Heleno Fragoso, Harolso Valladão, André Faria Pereira, entre outros.