Ronaldo Callado, secretário-geral da Anamatra e presidente da Amatra 1 (RJ), esteve presente à solenidade
O secretário-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e presidente da Amatra 1 (RJ), Ronaldo Callado, prestigiou, na última sexta (14/7), a solenidade de posse do Subcomitê de Equidade Racial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), instituído pelo Ato n° 165/2022, que criou a Política de Equidade Racial do TRT 1, o novo grupo tem como principal atribuição a propositura de políticas que visem ao combate do racismo institucional.
O subcomitê é integrado por 12 integrantes, sendo coordenado pela juíza Marcia Regina Leal Campos, tendo como vice-coordenadora a juíza Bárbara Ferrito, integrante da Comissão Anamatra Mulheres. Em sua fala, a coordenadora do colegiado afirmou que a instituição do Comitê representa uma evolução na escalada do combate ao racismo institucional. “Sinto um orgulho enorme e uma felicidade muito grande. Nós vamos trabalhar bastante, pois nosso desafio é grande. Teremos muito a fazer. É uma caminhada longa para romper barreiras e ultrapassar obstáculos. Precisamos definitivamente eliminar da sociedade essa chaga que é o racismo”, disse a magistrada.
Presente à solenidade, o presidente do TRT 1, desembargador Cesar Marques Carvalho, destacou que a administração do tribunal será uma parceira do subcomitê, disposta a atuar de todas as formas possíveis para eliminação do preconceito racial e de toda espécie de discriminação. “Parabenizo a todos os integrantes do Subcomitê de Equidade Racial, desejando um mandato de êxitos e conquistas, que se reflitam num ambiente a cada dia mais igualitário e justo para todos”, disse ele.
*Com informações do TRT 1