Pernambuco: documentário inédito reafirma impacto do TJC na educação

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, iniciativa da Anamatra, é realizado na 6ª Região pela Amatra 6 (PE)

Pela primeira vez na trajetória do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Pernambuco, a comunidade da educação registrou, em vídeo, o impacto positivo da iniciativa. Um documentário inédito, produzido pelos professores José Luiz e Ricardo Wanderley, da Escola Monsenhor Francisco Salles, com apoio técnico do também professor Ênio Pereira ( Erefem Governador Barbosa Lima), intérprete de libras, foram destacados os efeitos do TJC entre os estudantes e educadores.

O vídeo foi lançado durante a visita do TJC à escola, nesta terça-feira (20.06.2023), na programação da etapa do tira-dúvidas na escola. Assista abaixo o vídeo (com direitos autorais):

 

Na abertura do evento, a coordenadora do TJC em Pernambuco, Carmen Richlin, enalteceu a importância do vídeo como resultado efetivo do trabalho realizado pelo programa desde 2005. Ela também destacou o papel dos professores como multiplicadores dos conteúdos voltados à difusão de conceitos de cidadania para todos.

Cultura

Na visita à escola, na terça-feira (20.06), foram realizadas apresentações culturais pelos alunos, antecedendo a etapa de perguntas sobre questões relacionadas aos direitos humanos e direto do trabalho.

Os estudantes do 9º ano abordaram a temática do encontro, por meio de expressões artísticas, como embolada, teatro e jogral. Também foi exibido vídeo, em formato “stop motion”, mostrando a produção, pelos alunos, do mural “Tirinhas Amatra”.

Presenças

A presidente da Amatra 6 (PE), Ana Freitas, fez questão de agradecer o engajamento dos alunos e educadores no TJC. A diretora Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, mandou uma mensagem, em vídeo, reforçando a importância de os estudantes conhecerem seus direitos e deveres.

O evento teve como mestre-de cerimônias a professora Natália Dias e fala de boas-vindas e encerramento pelos gestores da unidade, Simone Goretti Lemos e Ciro Mendes.

Questionamentos

Na fase das perguntas, os convidados se revezaram para dirimir as dúvidas dos estudantes: a juíza Ana Cristina, diretora de Direitos Humanos da Amatra VI; a procuradora Elizabeth Veiga; e advogado Hugo Victor (AATP), falaram, detalhadamente, sobre questões envolvendo direito do trabalho e previdenciário; e cidadania.
Nesta visita, representaram a Secretaria de Educação de Pernambuco (GRE Recife Norte), Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Rute.

Sobre o TJC

O TJC é um programa de construção de cidadania de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), criado em 2004. Nele, magistrados do trabalho, com apoio de membros do Ministério Público, advogados, professores de direito, servidores do Judiciário e outros profissionais, todos atuando como voluntários, fornecem noções básicas de diversas áreas do Direito e Cidadania.

O público é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, estudantes dos cursos profissionalizantes, de escolas de jovens e adultos (EJAS) e, também, por parcerias com entidades da sociedade civil. Mais de 150 mil alunas e alunos já participaram da iniciativa. 

Saiba mais sobre o Programa TJC: https://www.anamatra.org.br/tjc


* Com informações da Amatra 6 (PE)

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra