Magistrado agradeceu pela parceria e diálogo junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nesta sexta (28/4), da 3ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O diretor Legislativo, Valter Pugliesi, a diretora de Comunicação e presidente da Amatra 12 (SC), Patrícia Sant’Anna, o presidente da Amatra 9 (PR) e integrante do Conselho Fiscal da Anamatra, Felipe Calvet, e presidente da Amatra 15 (Campinas e Região), Sérgio Polastro, também estiveram presentes.
A ocasião foi marcada pelas palavras do presidente Colussi, que participou de sua última sessão no CSJT como presidente da Anamatra, já que seu mandato será encerrado no próximo dia 24 de maio.
Em sua fala, Colussi agradeceu ao presidente do Conselho, ministro Lélio Bentes, e a cada um dos conselheiros da atual gestão, bem como das gestões anteriores, em especial as lideradas pelos ministros Emmanoel Pereira e Cristina Peduzzi. O presidente agradeceu pela parceria e abertura contínua de diálogo. “Tive o privilégio e a honra de atuar junto à cada um dos dos valorosos Conselheiros, que nos receberam para tratarmos dos interesses da Magistratura e da Justiça do Trabalho”, lembrou Colussi, que também reconheceu o excelente trabalho desenvolvido pelos secretários-gerais da Justiça do Trabalho das referidas gestões, e dos servidores.
Em seguida, o presidente agradeceu aos diretores da Anamatra e presidentes de Amatras presentes, lembrando da importância do trabalho coletivo, que é uma das marcas de sua gestão. “Nós procuramos trabalhar dessa forma na Diretoria e no Conselho de Representantes, discutindo os problemas, de modo a buscar as medidas que precisamos tomar avançar”.
Nesse sentido, enalteceu a postura do presidente Lélio Bentes, que, na última semana, em meio à uma agenda repleta, recebeu os presidentes das Amatras e tratou de aspectos caros à categoria. “Isso para nós foi extremamente importante, porque gerou uma impressão muito boa por parte dos colegas, que perceberam que podem ser recebidos e ouvidos”, disse.
Luiz Colussi solicitou o apoio do CSJT em torno de temas como a valorização da Justiça do Trabalho, na ampliação da nossa competência, na luta contra o trabalho infantil e contra o assédio moral e sexual. Quanto às prerrogativas, pediu especial atenção quanto a assuntos relativos ao auxílio-saúde, o ATS (retroativo), bem como o processo de remoção de magistradas(os).
Por fim, o presidente da Anamatra afirmou que a próxima gestão da Anamatra continuará atuando com o CSJT nas lutas necessárias, sempre com o diálogo e participação ativa. “Com certeza, levarei para o Rio Grande do Sul, na volta à jurisdição, toda a experiência acumulada em oito anos de serviço a Anamatra, aos nossos associados e à Justiça do Trabalho”, disse.
Reconhecimento
O presidente do CSJT/TST, ministro Lelio Bentes, desejou uma profícua volta à jurisdição ao presidente Colussi e ressaltou que o diálogo aberto é característica inegociável da democracia e tem marcado a relação do CSJT e do TST com a Anamatra. “Todos os encontros que tivemos foram marcados pelo espírito democrático, na prática. Não uma democracia de discurso, mas uma democracia que pressupõe ouvir os entendimentos contrários, escutar as razões e meditar sobre elas”. Bentes lembrou que é possível que se tenham visões e posicionamentos diversos, mas afirmou que “os adversários da Justiça do Trabalho não usam toga”.
Ao falar sobre as questões remuneratórias, o ministro reconheceu serem importantes, mas ressaltou que outras formas de valorização devem ser buscadas, de modo que a instituição seja valorizada pela sociedade brasileira. “Com esse esforço de valorização da nossa missão e da nossa função, teremos uma Magistratura valorizada, que cumpre o seu dever para uma sociedade e que é reconhecida por isso”, destacou.
Assista à sessão na íntegra: