Promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU, encontro visa a normatizar questões trabalhistas em escala global
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) estará na 111ª Conferência Internacional do Trabalho, a convite do Governo Federal. A iniciativa é realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).
As delegações, com a participação dos representantes de governos, empregadores e trabalhadores dos 187 Estados-membro da OIT, se encontrarão de 5 a 16 de junho de 2023, no Palácio da Nações, em Genebra (Suíça). O convite do Governo Federal para que a Anamatra integre a comissão é assinado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Para o presidente da Anamatra, juiz Luiz Colussi, é um grande compromisso para a entidade participar de mais uma edição da Conferência e levar contribuições. “Trata-se do principal evento responsável por normatizar as questões trabalhistas em escala global e promover o trabalho decente, por isso a importância de levarmos mais uma vez propostas”, destaca.
Este ano, o evento volta ao formato completamente presencial. Alguns temas que devem ser debatidos na 111ª Conferência Internacional do Trabalho são:
- Objetivo estratégico da proteção social (proteção laboral);
- Transição justa, incluindo a consideração das políticas e tecnologias industriais, para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todos;
- Revisão de instrumentos internacionais para ambiente de trabalho seguro e saudável no quadro dos princípios e direitos fundamentais no trabalho da OIT.
Sobre a Conferência Internacional do Trabalho
Cada um dos 187 Estados-membro é representado por uma delegação composta por duas delegadas(os) do governo, um delegada(o) de empregadores e um delegada(o) de trabalhadores, além de respectivos consultores técnicos.
Todos os representantes desfrutam dos mesmos direitos e podem se expressar livremente e votar conforme desejarem. E, por meio da Conferência, são adotadas resoluções que fornecem diretrizes para a política geral e atividades futuras da OIT.