Diversidade e inclusão são os temas centrais do XXVI Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho

O diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, André Dorster, participou da abertura do evento

O diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), André Dorster, compôs a mesa solene de abertura do XXVI Congresso Nacional de Procuradores e Procuradoras do Trabalho, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), em São Paulo (SP)

Na mesa de abertura, estiveram presentes diversas autoridades como ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a Vice-procuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, a Procurador-Geral do Trabalho, José De Lima Ramos Pereira, o presidente e a vice-presidente da ANPT, respectivamente, José Antonio Vieira de Freitas Filho e Lydiane Machado e Silva, o Conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa, a presidente do TRT 2 (SP), Beatriz de Lima Pereira, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, entre outras. Durante a abertura, foi realizada a entrega do Prêmio Evaristo de Moraes Filho.

O evento, que segue até 2 de abril, tem como tema central “Diversidade e Inclusão como Vetores do Desenvolvimento e da Democracia”. O objetivo é possibilitar o congraçamento, e interlocução associativa e institucional, bem como a capacitação dos associados e das associadas, membros e membras do ministério público do trabalho de todo o país.

Democracia
A conferência de abertura esteve a cargo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que abordou o tema ‘Inclusão e Diversidade como Vetores do Desenvolvimento e da Democracia’. Dino fez uma avaliação do atual cenário político e social brasileiro, marcado, segundo ele, pela banalidade do mal e pela naturalização do absurdo. “Vivemos um tempo de extremismos estranhamente admitidos”, disse.

O ministro falou da capacidade de influência das tecnologias e de mecanismos como as redes sociais e dos algoritmos nas decisões que interferem na vida de toda a população. “o que está em questão é o controle do pensamento político da sociedade”. Em sua visão, é urgente a regulamentação da utilização dos algoritmos, um trabalho que passa diretamente pelo trabalho de juízes e procuradores trabalhistas.

Programação
Ao longo do Congresso, serão tratados temas como a valorização da democracia, diversidade e inclusão nas Carreiras do Ministério Público e da Magistratura, a proteção dos direitos humanos, bem como a diversidade e inclusão nas relações de trabalho. O evento contará, ainda, com lançamento de livros, rodas de conversa e apresentações artísticas.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra