Desembargadora Beatriz Lima foi uma das responsáveis pela implantação do Programa TJC, em 2004
O diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), André Dorster, reuniu-se, nesta quinta (16/2), com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região, desembargadora Beatriz Lima.
O encontro, na sede do Tribunal em São Paulo, teve como objetivo discutir ações para aplicação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra de cidadania e educação.
A reunião contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência do TRT 2, Sandra Assali, do presidente da Amatra 2 (SP), Bruno Perusso, e das juízas Carolina Monteiro Walsh, Daiana Santos e Rosa Tinti, coordenadoras do TJC na 2ª Região.
Atuante no movimento associativo, a desembargadora Beatriz Lima presidiu a Anamatra no biênio 1997/1999 e foi uma das responsáveis pela implantação do Programa TJC em 2004, gestão presidida pelo desembargador Grijalbo Coutinho.
Sobre o TJC
Criado em 2004 pela Anamatra, o TJC é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras, e já beneficiou mais de 150 mil pessoas e de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa, magistradas(os) do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Saiba mais sobre o TJC em https://www.anamatra.org.br/tjc