Anamatra presente à solenidade de Posse das Novas Dirigentes do TRT 17 (ES)

Daniele Corrêa Santa Catarina e Alzenir Bollesi De Plá Loeffler tomaram posse como presidente e vice-presidente, respectivamente

Tomou posse, nessa quinta (19/1), a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina como nova presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT 17/ES) para o biênio 2023/2025. O Diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, prestigiou a solenidade realizada no auditório do Tribunal.

Também foi empossada a desembargadora Alzenir Bollesi De Plá Loeffler, como vice-presidente do TRT 17. Daniele Santa Catarina substitui o desembargador Marcello Mancilha, que também exerceu o cargo de presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). 

Em um discurso de posse marcado pela emoção e gratidão, a nova presidente rendeu palavras carinhosas a Deus, seus familiares e agradeceu especialmente aos colegas de TRT. “Obrigado por terem confiado em mim para presidir este tribunal. Eu sei que este trabalho é difícil e os desafios são imensos, mas tenho certeza que, ao lado da Dra Alzenir, com o apoio de vossas excelências e dos nossos servidores e com o diálogo junto à toda a sociedade, isso se tornará mais fácil”, afirmou.

Daniele Santa Catarina também fez questão de ressaltar o profícuo trabalho desempenhado pela gestão liderada pelo desembargador Mancilha, realizando um resumo de sua carreira e apontou como metas para sua gestão a eficiência, celeridade e diálogo com a sociedade e as instituições, visando a garantia dos direitos trabalhistas dos jurisdicionados pelo Poder Judiciário. Além disso, a desembargadora firmou compromisso em criar programas específicos em prol do cuidado físico e mental das magistradas(os), servidoras(es) e terceirizadas(os), além de promover mecanismos que possibilitem melhorias nos processos de conciliação.

Ao se pronunciar, Valter Pugliesi fez questão de parabenizar o TRT 17 pelos recém completados 32 anos de sua instalação. Em seguida, o magistrado reconheceu os complexos desafios que são enfrentados por aqueles que assumem a administração de um TRT como o a 17ª Região, em um cenário marcado pelo avanço da tecnologia, que impacta diretamente as relações de trabalho, o Direito do Trabalho e a própria Justiça do Trabalho.

Contudo, o diretor da Anamatra ressaltou que as desembargadoras eleitas e empossadas, numa gestão 100% feminina, possuem todas os predicados para alcançar êxito na missão.  “Temos a convicção de que se trata de magistradas com larga experiência, com vasta folha de serviços prestados à Justiça do Trabalho e dedicação à Magistratura e, principalmente, magistradas que detém a clareza de que essa justiça é vocacionada à paz social, solucionando os conflitos cada vez mais complexos entre o capital e o trabalho. Em nome da Anamatra, desejo às desembargadoras Daniele e Alzenir muito sucesso na jornada!”, destacou.

Autoridades

Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lélio Bentes, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Fábio Clem de Oliveira, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Espírito Santo (OAB/ES), José Carlos Rizk Filho, entre outras.

Sobre a nova presidente

Promovida a desembargadora do TRT 17 em 2018, Daniele Santa Catarina é formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS e mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento e doutora em Desenvolvimento e Cidadania: Direitos Humanos, Educação e Intervenção Social, ambos pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha.

Trabalhou na Comissão de Licitação e Contratos na Secretaria de Educação de Porto Alegre, foi analista judiciária do TRT da 4ª Região (RS), até ser aprovada em concurso para a magistratura do Trabalho do TRT da 12ª Região (SC). Em 2001, assumiu o cargo de procuradora do Trabalho no Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo. 

A dedicação a questões sociais sempre marcou a sua trajetória profissional. É natural de Porto Alegre/RS. Filha de Maida e Antonio. Mãe de duas filhas e um filho.

 

*Com informações do TRT 17

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra