Magistrada presidiu a entidade no biênio 2019/2021
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta quarta (7/12), na sede da entidade em Brasília, a solenidade de aposição da foto da juíza Noemia Porto na galeria de ex-presidentes da entidade, magistrada que presidiu a Anamatra biênio 2019/2021. A cerimônia foi prestigiada por diversos diretores, ex-presidentes da Anamatra, membros do Conselho de Representantes da entidade, familiares e amigos da homenageada.
O atual presidente, Luiz Colussi, afirmou a cerimônia é uma justa homenagem à Noemia Porto e a todos os colegas da gestão 2019/2021, que realizaram um valoroso trabalho político dedicado à Anamatra. O presidente citou algumas das principais atuações da gestão, que enfrentou um inédito período pandêmico, entre elas a dedicação à Comissão Anamatra Mulheres e a sua atuação em variadas frentes em prol das questões de gênero no Poder Judiciário e na sociedade, bem como a defesa intransigente da Justiça do Trabalho, contra ameaças explícitas e veladas de sua extinção, entre outras importantes frentes.
“Essas e outras ações retratam a dedicação de Noemia Porto à carreira da Magistratura, às magistradas e magistrados, à Justiça Social. Essa dedicação, não poderia deixar de dizer, ladeada pelos colegas da gestão 2019/2021, que contigo travaram batalhas e muito aprenderam também”, enfatizou Colussi.
Em um discurso tomada pela emoção, Noemia Porto enalteceu e agradeceu a cada um das e dos integrantes da Diretoria por ela liderada. “Com elas e eles eu reaprendi que, na verdade, a Anamatra é um coletivo dessa magistratura tão valorosa, dessas diretoras e diretores que entregaram nesse mandato tudo o que tinham. Assim como eu também entreguei tudo o que tinha: meus erros e defeitos. Na verdade, porque eu sabia que, olhando para essa galeria, precisaria dar o meu melhor a cada dia, para honrar a história da Anamatra, que chega até aqui, como a entidade que é, exatamente em razão do seu corpo coletivo”, disse.
Porto ressaltou a importância do Conselho de Representantes e de cada presidente de Amatra, bem como das(os) funcionárias(os) da Anamatra e lembrou dos muitos desafios da pandemia, que segundo ela, “exigiu de todos muita coragem, para manter a Justiça do Trabalho em pé, altiva, forte, em nome, especialmente, dos mais desfavorecidos. Para isso, nós tivemos ao nosso lado nós mesmos”, recordou.
Equidade de gênero
Para Noemia, a presença marcante das magistradas na cerimônia é um sintoma de que seus esforços em prol da equidade de gênero, que marcaram seu mandato não foram em vão e continuam ecoando. “Não tenho como não me emocionar em ver todas as magistradas do Trabalho ocupando o espaço que é delas, é nosso e que nós merecemos. E o mais importante: apoiadas também pelos colegas magistrados, que reconhecem que a diversidade na nossa representatividade fortalece e não enfraquece”, avaliou a juíza, que, por fim, agradeceu nominalmente todos os familiares presentes pela parceria e companheirismo que nunca faltaram e permanecem até hoje.
Participantes
Estiveram presentes à solenidade toda a Diretoria da Anamatra e membros de seu Conselho de Representantes, além dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho Augusto César Leite de Carvalho, Alberto Bastos Balazeiro e Delaíde Arantes, e a juíza-auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carmen González.
Também prestigiaram a solenidade a secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Marques, o subprocurador-geral do Trabalho, Fábio Leal, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), José Ribamar Oliveira Lima Júnior, o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Shamyl Cipriano, além de representantes da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e da Caixa Econômica Federal, entre outras autoridades.
Confira o álbum de fotos da solenidade.