Combate à violência contra as mulheres: conheça a atuação da Comissão Anamatra Mulheres


Anamatra é parceira do CNJ na campanha “
21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”

Reconhecer os riscos e a vulnerabilidade, conscientizar homens e mulheres de diversas idades, compartilhando reflexões e informações sobre a violência contras as mulheres. Esse é o objetivo da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) é parceira da entidade na iniciativa.

A presidente da Comissão Anamatra Mulheres e vice-presidente da Anamatra, Luciana Conforti, explica que a iniciativa do CNJ alinha-se às ações da Comissão Anamatra Mulheres, como a prevenção e o enfrentamento dos assédios e das violências no trabalho, citando a campanha lançada, em abril de 2022, #TrabalhoSemAssedio

Entre outras iniciativas recentes da Comissão Anamatra Mulheres, que estão alinhadas à temática, estão a realização do curso Julgamento com Perspectiva de Gênero;  e a realização de lives transmitidas pelo canal a TV Anamatra no Youtube (https://www.youtube.com/tvanamatra).

Boas práticas
A Comissão Anamatra Mulheres também mantém, em sua página no portal da Anamatra, um banco sentenças e acórdãos nos quais houve a adoção da perspectiva de gênero na interpretação da matéria, disponível no seguinte link: https://www.anamatra.org.br/comissao-anamatra-mulheres/decisoes-judiciais. Contribuições para o banco podem ser enviadas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Comissão Anamatra Mulheres

A Comissão Anamatra Mulheres foi instituída pela Anamatra no biênio 2017/2019 após deliberação da Assembleia Geral do 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). Entre os seus objetivos está o de implementar, institucionalmente, ações em torno da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por questão de gênero.

Os objetivos da Comissão estão em consonância com o planejamento mundial, expresso pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, previstos no número 5, que trata de equidade de gênero, e número 16, referente à paz, justiça e instituições eficazes; bem como com a Resolução 255/2018, do CNJ, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Saiba mais sobre a Comissão e as suas integrantes: https://www.anamatra.org.br/comissao-anamatra-mulheres


Leia mais:


Anamatra participa do seminário do CNJ ‘Mulheres na Justiça’

Anamatra adere à campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra