Evento inaugura retrato do magistrado na galeria de presidentes
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) participou, nessa terça (8/11), no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF e TO) da solenidade de aposição do retrato do desembargador Brasilino Santos Ramos na galeria dos presidentes do órgão.
O magistrado presidiu a Corte no biênio 2020-2022 e foi o primeiro da história da instituição a ser empossado em cerimônia virtual, devido aos protocolos de prevenção e segurança impostos pela pandemia da Covid-19.
O fato foi lembrado com emoção pelo atual presidente do Tribunal, desembargador Alexandre Nery, que rememorou as conquistas e os desafios enfrentados e superados pelo desembargador Brasilino na direção da Décima num dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade. Também destacou os avanços na implementação de sistemas virtuais que ampliaram o acesso à justiça, bem como todos os esforços empenhados na proteção à saúde e na garantia da qualidade de vida do corpo funcional que atuava em teletrabalho.
Ao falar ao público do evento, o desembargador Brasilino se disse surpreendido positivamente pelas palavras de homenagem e pela presença de colegas, advogados, membros do Ministério Público, amigos e familiares. Segundo ele, a condução da pandemia marcou sua gestão à frente do regional, com a superação de momentos cruciais que só foram ultrapassados pela conjugação de esforços do coletivo. O ex-presidente da Corte ressaltou a altivez e a serenidade com que o corpo funcional assumiu os desafios impostos no período.
“A injustiça dessa foto é porque não constam nela pelo menos umas dezoito centenas de pessoas. Está ali apenas a figura do presidente, mas essa foto ela representa muito mais aqueles e aquelas que dela não constam do que a figura do ex-presidente. Eu gostaria que cada um se sentisse presente nessa foto, porque não é uma ode ao presidente. Isso é o retrato de um tempo. É a história de um determinado tempo. Ao passarem por essa galeria e enxergarem a minha foto, não me vejam, mas vejam cada um que teve a oportunidade de se dedicar com muito afinco a este Tribunal”, disse o desembargador Brasilino Santos Ramos.
Memória
A galeria de presidentes reúne registros fotográficos de todos os antigos dirigentes do órgão. O espaço localizado no saguão do Pleno, no edifício-sede, possui agora 20 retratos emoldurados e fixados em uma parede branca, numa sequência que começa com o retrato do desembargador Herácito Pena Júnior – o primeiro a presidir o Tribunal no biênio 1982-1984. O objetivo é prestar homenagem aos ex-presidentes e reconhecer o trabalho prestado por eles. Cada foto evidencia o “rosto” de uma época do Tribunal e ajuda a contar a história por meio da reverência, do simbolismo e do fomento e do cultivo ao sentimento de pertencimento institucional.
*Com informações do TRT 10