Evento do Conematra está sendo realizado pela Escola Judicial do TRT 6, em Pernambuco
A vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e Vice-Diretora da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), Luciana Conforti, participou, nesta terça (8/11), da solenidade de abertura do 71ª Assembleia e Reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), realizada na sede da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região, em Recife, Pernambuco.
O encontro reúne os diretores e coordenadores das Escolas, para debater temas atuais e relevantes do mundo do direito e processo trabalhista.
Em sua participação, Luciana Conforti, parabenizou o Diretor da Ejud-6, desembargador Eduardo Pugliesi, pela realização da Assembleia e deu boas-vindas aos colegas de todo Brasil.
Conforti destacou o projeto pioneiro da Ejud-6, realizado em maio deste ano, que foi a primeira Semana de Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação no Poder Judiciário. A iniciativa tem como base a Resolução 450/2022, que alterou a Resolução CNJ 351/2020, para promover ações preventivas e formativas voltadas a magistradas(os), servidoras(es), estagiárias(os) e colaboradoras(es) em todo o país, a partir de 2023.
Como representante da Justiça do Trabalho no comitê instituído pelo CNJ para tratar do tema, Luciana Conforti se colocou à disposição para contribuir no que for necessário e também colocou a Escola Nacional Associativa do Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) à disposição para o compartilhamento de ações e de cursos já realizados com as escolas judiciais.
Mesa de honra
Também compuseram a mesa de honra a presidente e a vice-presidente do TRT-6, desembargadoras Maria Clara Saboya e Nise Pedroso, a presidente e o vice-presidente do Conematra, desembargadora Flávia Falcão e juiz Flávio Costa; o diretor e a coordenadora da EJud-6, desembargador Eduardo Pugliesi e juíza Wiviane Souza; o juiz auxiliar da Enamat, Bruno Alves; a presidente da Amatra VI, juíza Ana Freitas; e a procuradora-chefe do MPT-PE, Ana Carolina Ribemboim. O momento de abertura também contou com a presença dos ex-diretores da Escola Judicial, desembargadores Ivan Valença e Valdir Carvalho.
Programação
Após a solenidade de abertura, o juiz do TRT-18 (GO) Platon Teixeira de Azevedo Neto conduziu a primeira atividade do evento, falando sobre a “Consolidação dos Atos Normativos da Enamat”. Através de uma dinâmica envolvendo os participantes, o magistrado abordou temas como formação continuada, tabela de competências, intercâmbio profissional, pesquisa e promoção por merecimento.
Em seguida, foi realizada a palestra “Capacitação dos Magistrados e Jurisdição Inovadora”, ministrada pela coordenadora da EJud-6, juíza Wiviane Souza; pelo desembargador do TJPE Sílvio Neves Baptista Filho e pelo juiz do TRT-1 (RJ) Fábio Rodrigues Gomes.
Já na programação de hoje, segundo e último dia do evento, haverá a explanação “Acesso à Justiça no Mundo Digital", com o desembargador do TRT-6 Sergio Torres e com a diretora dos Programas de Graduação em Educação Legal e Internacional da Boston College Law School (EUA), professora Susan Simone-Kang. O Conematra se encerra com a realização da Assembleia Geral, reunindo os magistrados participantes, e com a Oficina de Trabalho, voltada para os assessores presentes.
Conematra
O Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) consiste em um fórum permanente composto pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. Entre as integrantes do Conematra está a Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), órgão de docência da Anamatra. Os objetivos do fórum são integrar as escolas judiciais, uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas, e proporcionar o intercâmbio de teorias e práticas de temas relacionados à formação de magistrados e magistradas.