Dirigentes da Anamatra prestigiaram a cerimônia
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) realizou, na última sexta (30/9), a solenidade de outorga de comendas da Ordem do Mérito Judiciário 2022 do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), no Palácio da Cidade.
A cerimônia foi prestigiada pela diretora de Aposentados da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Benimar Medeiros, e o diretor Administrativo da Anamatra e presidente da Amatra 1 (RJ), Ronaldo Callado.
Este ano, 63 cidadãos foram homenageados com a Ordem do Mérito Judiciário, a qual se destina a agraciar personalidades que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, em especial no TRT/RJ, ou que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica; bem como servidores públicos, pelos seus méritos.
Entre as personalidades que receberam a comenda, estiveram o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Dora Maria da Costa e Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.
"A comenda da Ordem do Mérito Judiciário é um gesto de agradecimento aos homens e mulheres que contribuíram, ao longo dos anos, para o fortalecimento da Justiça do Trabalho. Por meio da medalha, reconhecemos as parcerias sólidas e os esforços construtivos no zelo à lei, visando unicamente ao bem da sociedade por intermédio da Justiça do Trabalho, ainda mais numa fase tão devastadora quanto a que vivemos no período pandêmico. Agradecemos a todos os 63 homenageados por este apoio, desejando que ele perdure", assinalou a presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho. Em razão da pandemia de covid-19, o último evento da solenidade da Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ foi realizado em 2019.
A Ordem do Mérito Judiciário do TRT/RJ foi instituída em 2004 e é constituída de quatro graus - Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. Os cidadãos agraciados com a medalha, em qualquer grau, passam a compor a Ordem do Mérito Judiciário em dois quadros distintos: o ordinário, que possui efetivo limitado e é composto pelos brasileiros natos ou naturalizados; e o especial, ilimitado e composto por personalidades, autoridades e juristas estrangeiros, por membros da Ordem do Mérito que passarem à inatividade ou que concluírem seus mandatos e pelos que forem homenageados post mortem.