Anamatra presente à posse do desembargador Narbal Fileti no TRT da 12ª Região (SC)

TRT 12

Magistrado integrou a Diretoria da Anamatra entre 2003 e 2017

A diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, acompanhou, nessa sexta (6/5), a solenidade de posse do novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), Narbal Antônio de Mendonça Fileti. O magistrado ocupava o cargo de juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Tubarão e vai preencher a vaga decorrente da aposentadoria de Gisele Pereira Alexandrino, ocorrida em dezembro.

O magistrado teve notória atuação no âmbito da Anamatra, ocupando os cargos de diretor Administrativo (2013/2015) e de Formação e Cultura (2011/2013), além de compor o Conselho Fiscal da entidade nos biênios 2003/2005, 2009/2011 e 2015/2017.

Em seu discurso, o novo desembargador fez uma retrospectiva, destacando as transformações pelas quais a sociedade e a Justiça do Trabalho passaram ao longo de sua carreira, citando mudanças legislativas que impactaram o ordenamento jurídico, como a reforma do Código de Processo Civil (CPC), em 1994, o novo Código Civil, em 2002, o novo CPC, em 2015, e a reforma trabalhista, em 2017, à qual teceu críticas.

Ele destacou ainda a importância de se estar atento ao atual cenário, resultante de todas as transformações. “Tenho certo que a Justiça do Trabalho e todos os seus integrantes não se furtarão a enfrentar os desafios vindouros da contemporaneidade, da revolução digital e das novas configurações do trabalho, assegurando os direitos fundamentais sociais a quem os possui, contribuindo para os desenvolvimentos humano e econômico do Brasil”, afirmou.

Sobre o novo desembargador

O magistrado é natural de Tubarão, Santa Catarina. Ele é formado em Direito pela Unisul e mestre em Ciência Jurídica pela Univali, onde também se especializou em Dogmática Jurídica e Teoria e Análise Econômicas.

Fileti possui uma trajetória de três décadas e meia na Justiça do Trabalho. Ele ingressou como servidor, em 1987, até se tornar juiz, seis anos depois. Na sequência, foi promovido por merecimento a juiz-presidente da então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Criciúma, em 1998, e removido a pedido para a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Tubarão, em 2002.

Além da Anamatra, o novo desembargador também foi dirigente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabaçho da 12ª Região (SC). Em paralelo, o magistrado possui uma carreira acadêmica ativa, composta por diversos artigos e livros jurídicos, além de ter dado aula durante 29 anos para cursos de graduação. Atualmente, Narbal Fileti é professor em cursos de pós-graduação lato sensu.

* Com informações do TRT 12