Programação foi conduzida pela diretora de Aposentados, Benimar Medeiros
O segundo dia do 20º Congresso Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados (Conamat), nesta quinta (28/4), contou com programação especial para magistradas e magistrados aposentados, reunindo dirigentes da Anamatra para tratar de assuntos específicos e de interesse desse grupo.
Ao abrir a programação o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Diretora da pasta, Benimar Medeiros. “Ela é extremamente compromissada, atuando como interlocutora das magistradas e magistrados aposentados, e verbaliza o sentimento de vocês, interpretando isso muito bem”, destacou. Colussi reafirmou, ainda, o compromisso da Diretoria da Anamatra, para uma atenção plural, em prol de todos os associados, incluindo os aposentados.
A diretora de Aposentados da Anamatra, Benimar Medeiros, que conduziu o Encontro, destacou a importância e relevância do evento, que novamente volta a ocorrer em formato presencial. “É uma alegria poder estar aqui, poder conhecer todas e todos, poder olhar no olho. Agradeço a disponibilidade de todos de estarem aqui, de decidirem vir”, disse.
A magistrada também falou da conexão das pautas da Diretoria de Aposentados com outras pastas, a exemplo da Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos. “Meu primeiro trabalho associativo foi no TJC [programa Trabalho, Justiça e Cidadania]. "Não há quem entre no Programa e não se apaixone. Vamos nos unir nessa tarefa de solidariedade”, conclamou.
A programação do evento contou com falas institucionais da secretária-geral da Anamatra, Viviane Leite, do diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Aurélio Treviso, e do diretor de Assuntos Legislativos, Valter Pugliesi. Os dirigentes também esclareceram diversas dúvidas apresentadas pelos aposentados.
Entre os assuntos debatidos estiveram:
- O sistema de solidariedade Mútua Anamatra;
- A atuação da entidade nos Conselhos Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT);
- A correção de passivos administrativos;
- A justa recomposição de subsídios para as(os) magistradas(os); e
- As perspectivas quanto à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 63/2013, que trata da valorização do tempo de serviço da Magistratura.
Também fizeram parte da programação conferência do ministro aposentado do TST Renato Lacerda de Paiva e oficina de fotografia com o celular.
TJC - A abertura do evento foi marcada pela exibição de um vídeo em que juízas e juízes aposentados contam um pouco de suas experiências com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no contato com alunos, professores e com a sociedade como um todo. Confira:
Confira as fotos do 20º Conamat e programação dos aposentados em: https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums
LEIA MAIS:
Plataformas de trabalho digitais são predatórias, exploradoras e mortais, aponta Veena Dubal
Reformas trabalhistas precisam assegurar os direitos fundamentais, diz João Leal Amado
Se não aprendermos a construir trabalhos novos, teremos problemas dramáticos no Brasil, afirma Silvio Meira
Magistratura e liberdade de expressão em debate no 20º Conamat
Ministro Renato Lacerda de Paiva afirma que futuro da Justiça do Trabalho está consolidado