20º Conamat: Gênero e sexualidade têm potencializado experiências de sofrimento, alerta Pedro Nicoli

Divulgação


Professor é um dos palestrantes do evento, que acontece de 27 a 30 de abril, em Ipojuca (PE)

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Direito, Pedro Augusto Gravatá Nicoli é um dos painelistas do 20º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que será realizado em Porto de Galinhas (PE), de 27 a 30 de abril. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em parceria com Amatra 6 (PE) e segue com inscrições abertas até o dia 12 de abril pelo endereço: www.anamatra.org.br/conamat.

Nicoli, que também é coordenador do Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, abordará o tema “Gênero, Identidade e Diversidade no Poder Judiciário”. Na visão do professor, a discussão a respeito do tema proposto é cada vez mais imprescindível, para que se possa entender o contexto atual do mundo do trabalho e os principais desafios a serem enfrentados.

Para professor, no quadro geral das desumanizações promovidas ao redor da exploração do trabalho, o gênero e a sexualidade têm servido como potencializadores de experiências de sofrimento, de negação, de precariedade na materialidade das existências. “O gênero feminino, as identidades não cis e as sexualidades não hegemônicas ainda encontram nos ambientes de trabalho um espaço de rechaço, de rejeição, de estigma, de segregação, de invisibilização, de convicções e práticas discriminatórias de grande vigor”, alerta Nicoli.

Nicoli vê o Conamat como uma excelente oportunidade de apresentação de dados, casos, vivências e elementos teóricos dos campos dos estudos de gênero e sexualidade. “Trabalhar pode ser e tem sido uma experiência particularmente indigna para mulheres e pessoas LGBTQIA+”, analisa.

O painel contará com a participação da também professora da UFMG Camila Nicácio, da deputada do estado do Pernambuco Robeyoncê Lima, e da juíza do Trabalho da 1ª Região (RJ) e integrante da Comissão Anamatra Mulheres, Bárbara Ferrito. A presidente do painel será a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes.

 

 ________________________

Informações à imprensa:

Allan de Carvalho
Telefone: (61) 98121-3121
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra