Desembargador José Ernesto Manzi tomou posse como presidente do Tribunal
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e a diretora de Comunicação da entidade e presidente da Amatra 12 (SC), Patrícia Sant’Anna, participaram, nessa segunda (06/12), da solenidade de posse da nova direção do Tribunal Regional do Trabalho da 12 ª Região (TRT 12/SC).
O novo presidente do Regional é o desembargador José Ernesto Manzi, que sucede a desembargadora Lourdes Leiria. Também foram empossados os novos vice-presidente, desembargador Wanderley Godoy Junior, o corregedor regional, desembargador Nivaldo Stankiewicz, e as desembargadoras Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez e Lília Leonor Abreu, respectivamente, nos cargos de ouvidora e ouvidora substituta.
Em seu discurso de posse, Manzi fez questão de reconhecer o grande trabalho realizado pelas administrações que o antecederam, segundo ele, marcadas pela busca da máxima eficiência administrativa com um mínimo de dispêndio de dinheiro público. O novo presidente também aproveitou a oportunidade para destacar a eficiência da Justiça do Trabalho, como importante agente social. “Não somos apenas uma justiça especializada, mas especialmente uma justiça célere, humana, detalhista, técnica, acessível e pulverizada, que não vê o valor das causas apenas pelo valor econômico, mas considera os efeitos da dinâmica processual sobre a dinâmica social”.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, parabenizou o trabalho realizado pela gestão anterior, liderada pela desembargadora Lourdes Leiria, e se colocou à disposição trabalhar de forma conjunta com os dirigentes da nova gestão. “A defesa e a valorização da Justiça do Trabalho são missões para todos nós. Precisamos nos unir cada vez mais, especialmente nos tempos atuais, marcados por seguidos ataques a este ramo tão essencial para o nosso país. Que seja um exitoso mandato”, disse Colussi.
Sobre o novo presidente - José Ernesto Manzi é juiz do Trabalho em Santa Catarina desde 1990, tendo atuado por uma década na titularidade da Vara de São Miguel do Oeste e posteriormente na 1ª VT de Florianópolis. Foi alçado ao cargo de desembargador em 2011.
Natural de São Paulo (SP), possui dupla graduação: Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Filosofia pela UFSC. É doutorando em Direito Social pela Universidade de Castilla-La Mancha (ESP) e mestre em Ciência Jurídica pela Univali, além de ter cursado três especializações: Direito Administrativo na Universidade de Roma, Processo Civil na Unoesc e Processos Constitucionais, também na universidade espanhola de Castilla-La Mancha.
Publicou em 2009 a obra “Da fundamentação das decisões judiciais civis e trabalhistas" pela LTr, mesma editora em que lançou em parceria uma coletânea em homenagem aos 30 anos da Amatra12. É o atual coordenador do Comitê de Segurança Institucional do TRT-SC. Foi corregedor do TRT-SC no biênio 2018/2019 e é o atual presidente da 2ª Turma.