Juiz Felipe Calvet, integrante da Comissão Legislativa, representou a Anamatra na ocasião
O juiz do Trabalho Felipe Calvet, integrante da Comissão Legislativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), participou, nesta quarta (24/11), de reunião híbrida do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
No início da reunião, o assessor do Ministro do TSE Edson Fachin, Frederico Alvim, que afirmou a intenção do Tribunal em ampliar a parceria entre o com o MCCE, para “promover uma defesa em rede da democracia, diante do quadro de desinformação estabelecido em nosso país”. O assessor colocou à disposição do Movimento mecanismos e materiais desenvolvidos pelo TSE, com o intuito de combater a disseminação das chamadas “fakenews”, que interferem diretamente no processo eleitoral brasileiro.
Foram feitos relatos sobre a cerimônia de abertura do Teste Público de Segurança das Eleições (TPS), realizada de forma virtual nessa segunda (22) e que segue até sexta (26) e organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O teste é o segundo momento do Ciclo de Transparência das Eleições de 2022 (o primeiro foi em outubro, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais).
Também foi feita uma avaliação da primeira reunião do Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que faz parte do conjunto de medidas desenvolvidas pela Comissão de Transparência das Eleições, criada pelo TSE para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização dos pleitos eleitorais.
Solidariedade - Os participantes da reunião também foram informados sobre a campanha Dia de Doar, desenvolvida pelo MCCE. É uma mobilização que tem o objetivo em tornar o país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) irá participar do Dia de Doar e receberá doações por meio plataforma de financiamento coletivo https://apoia.se/mcce. O Dia de Doar que acontecerá no próximo dia 03 de dezembro.