TJC: Anamatra participa de tira-dúvidas com alunos do Ensino de Jovens e Adultos em Brasília

Iniciativa integra o Programa Trabalho Justiça e Cidadania, realizado pela Amatra 10 (DF e TO) na capital federal

Alunos e alunas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino Médio Urso Branco, localizado no Núcleo Bandeirante, tiveram, na noite dessa quarta (10/11), a oportunidade de tirar dúvidas sobre direitos e deveres com juízes do Trabalho.

A atividade faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Brasília (DF), o TJC é realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região (Amatra 10/DF e TO), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e a Secretaria de Estado de Educação do DF.

O tira-dúvidas foi conduzido pela juíza Audrey Choucair, coordenadora do TJC na 10ª Região. O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, e a vice-presidente, Luciana Conforti, também participam da abertura dos trabalhos. Em sua fala, Colussi destacou a importância do conhecimento dos direitos e deveres, em especial frente às diversas mudanças legislativas. “São os nossos direitos. É a nossa cidadania”. A vice-presidente também falou da importância do Programa na aproximação dos magistrados com a sociedade. “É uma via de mão dupla: da mesma forma que podemos contribuir com esclarecimentos, temos um retorno da sociedade de como este direito é visto”, explicou.

Além da Centro de Ensino Médio Urso Branco, onde cerca de 120 jovens e adultos conheceram o TJC, também foram beneficiadas pelo programa TJC em 2021, em Brasília (DF) e entorno, a Escola Meninos do Parque – que atende jovens e adultos moradores de rua –, o Centro de Ensino Gisno, CED 01 Estrutural, CED 1 do Itapoã, CED 1 do Riacho Fundo II, CED 4 de Sobradinho II, CED 7 de Taguatinga, CED 619 de Samambaia Norte, entres outros centros de ensino.

Sobre o TJC - O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que já beneficiou mais de 150 mil pessoas, envolvendo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados e magistradas com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.

Entre os materiais didáticos utilizados pelo Programa TJC está a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos que, elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. (Clique aqui e confira).

 

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra