A necessidade de aprimoramento da NR 35 foi tema da reunião
O diretor Legislativo da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, o juiz do Trabalho Rodrigo Trindade, da Comissão Legislativa (CLEG), e o juiz Felipe Calvet, que integra a CLEG e o Conselho Fiscal da entidade, reuniram-se, nesta quinta (28/10), com representantes da empresa multinacional 3M Company, especializada, entre outros segmentos, em gestão da segurança e trabalho em altura.
A 3M solicitou a audiência com os dirigentes da Anamatra com o objetivo de apresentar a sua atuação, além de buscar entender as perspectivas da Associação quanto à temática da proteção e segurança dos trabalhadores que atuam nas alturas.
Os representantes da empresa ressaltaram a necessidade de aprimoramento da Norma Regulamentadora (NR) nº 35, que estabelece requisitos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Ou seja, ela visa a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura. De acordo com a 3M, alguns dos mecanismos de proteção não atendem às necessidades dos trabalhadores e, além de não garantirem a segurança, dificultam a execução das atividades, aumentando as chances de erros no manuseio dos equipamentos.
O diretor Valter Pugliesi lembrou que a maioria dos casos envolvendo acidentes de trabalho nas alturas acontece no ramo da construção civil e ressaltou que a segurança do trabalho também é um dos temas prioritários de atuação da Anamatra. O diretor colocou a Anamatra à disposição para contribuir com o debate propositivo em torno do assunto, de modo a garantir um ambiente laboral seguro para estes trabalhadores.
Quadro preocupante - Dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2019, comprovam a necessidade de maior discussão acerca desta temática. Segundo o órgão, no Brasil, 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados a quedas de funcionários em altura.
Fora do Brasil, os números também são preocupantes. Dados divulgados em 2018 pela agência britânica Health and Safety Executive mostram que, na média, ocorrem 121 acidentes envolvendo altura todos os dias no mundo, sendo que 60% estão relacionados com quedas de escadas, andaimes, plataformas de trabalho, bordas de telhados e telhados frágeis.