Evento acontecerá no dia 20 de setembro, com transmissão pelas redes sociais da Anamatra
Magistradas integrantes da Comissão Permanente Anamatra Mulheres voltaram a se reunir nesta quinta (9/9), para dar andamento à programação das atividades até 2022. O encontro foi conduzido pela vice-presidente da Anamatra e presidente da Comissão, Luciana Conforti, e contou com a participação das juízas Bárbara Ferrito e Gabriela Lacerda. Também participaram as integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra Patricia Maeda, Vanessa Sanches e Viviane Martins.
O próximo evento da Comissão Permanente Anamatra Mulheres acontecerá no dia 20 de setembro: o webinário “Direito e Feminismo - Por que a magistratura deve ser feminista?”, com certificação pela Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra).
O evento será gratuito e terá transmissão pelo canal da TV Anamatra no Youtube e pela fanpage da entidade no Facebook, das 17h30 às 19h, e terá como palestrantes a promotora de Justiça do Estado da Bahia Lívia Maria Sant’Anna Vaz e o desembargador federal da 4ª Região Roger Raupp Rios. A mediação será da vice-presidente da Anamatra. Já a juíza titular do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) Elinay Almeida de Melo, representante da Região Norte na Comissão, atuará como debatedora.
A reunião desta quinta também discutiu a realização de webinário, em outubro deste ano, com o tema “Constitucionalismo feminista”. A Comissão também projeta, para 2022, a realização, pela Enamatra, de curso sobre julgamento com a perspectiva de gênero.
Mais informações sobre os eventos e cursos da Comissão Anamatra Mulheres serão divulgadas em breve.
Conamat – A temática feminista será pauta do 20º Conamat, previsto para acontecer entre os dias 27 e 30 de abril de 2022. O Congresso, que terá com eixo central “Justiça do Trabalho e proteção social: contemporaneidade e futuro”, terá entre os temas de debate gênero, identidade e diversidade no Poder Judiciário.
Sobre a Comissão - A Comissão Anamatra Mulheres foi instituída pela direção da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), biênio 2017-2019, após deliberação da Assembleia Geral do 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), com a finalidade de desenvolver, de maneira institucionalizada, ações voltadas às questões de discriminação e gênero que envolvam magistradas do trabalho.
A Comissão Anamatra Mulheres tem o objetivo de implementar, institucionalmente, estudos e debates da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por razão de gênero, com o intuito de se obter proposições de ações a serem apresentadas à direção da Associação Nacional.
Confira a página da Comissão: https://www.anamatra.org.br/comissao-anamatra-mulheres