Anamatra defende rigor no controle da Covid-19, em reportagem da Rede Minas

Entidade participa da série de reportagens "Covid: Doença no Trabalho"

A Covid-19 teve enorme impacto sobre as relações trabalhistas e a Justiça do Trabalho no Brasil precisou se adequar com enorme velocidade às demandas de empregados e empregadores. E segue se adaptando. Para jogar luz sobre o tema, a Rede Minas de televisão produziu a série de reportagens "Covid: Doença no Trabalho", com a participação da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e está à disposição na página da TV no Youtube:


O presidente da Anamatra, juiz Antonio Colussi, manifestou a necessidade de rigor no controle do vírus, inclusive para evitar abusos. “O empregador precisa ter este controle de prevenção para evitar a disseminação da doença. Há notícias que nos chegam de que há empresas que ainda determinam que o trabalhador positivado para Covid-19, embora assintomático, vá trabalhar. Quer dizer, isso é um absurdo, um desrespeito total porque isso vai acabar aumentando a disseminação, a contaminação”, comentou.

Para Colussi, é necessário que haja um bom controle por parte das empresas e da sociedade como um todo. “Esse controle é uma responsabilidade de todos nós, inclusive do empregado. Se ele tem sintomas, ele precisa ter clareza de sua situação, precisa verificar, testar. E as boas empresas estão testando seus empregados”, apontou o presidente, na matéria que fecha a sequência de reportagens.

A série resgatou casos reais de trabalhadores e empregadores ao longo da pandemia, explicou o papel do Poder Judiciário diante desse cenário e ouviu fontes relevantes ligadas à saúde ao direito, como os ministros Luis Roberto Barroso e Alexandre de Morais, do Superior Tribunal de Justiça, e Alexandre Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho, além do desembargador do TRT/MG Sebastião Geraldo de Oliveira.

Para o jornalista Renato Franco, da Rede Minas, um dos maiores desafios no país tem sido estabelecer limites entre direitos e deveres e usar a legislação, “que já é ampla no direito trabalhista e previdenciário para abraçar as novas causas”, comentou o responsável pela série, que foi exibida no Jornal Minas, no final do mês de julho de 2021, e conta com quatro episódios temáticos

 

Conflitos envolvendo empregados e empregadores:

Contaminação no local de trabalho: 

A luta pela vacinação: 

A importância dos cuidados e protocolos sanitários: 

A Rede Minas é uma rede de televisão pública aberta brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra