Juiz federal Rodrigo Mendes Cerqueira integra a chapa e será o novo conselheiro fiscal da Fundação
A Chapa 2, “Inovação”, foi eleita, nesse domingo (30/5), para o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal da Funpresp-Jud, por meio de votação eletrônica. No Conselho Deliberativo, foram eleitos o servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Celso de Oliveira e Souza Neto, como titular, e o juiz do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) Gustavo Sanches, como suplente. Já no Conselho Fiscal, tomarão o juiz Federal do TRF1 Rodrigo Mendes Cerqueira, como titular, e Jailton Mangueira, do TJDFT, como suplente.
O mandato será de quatro anos. A eleição dos juízes federais é muito significativa, na medida em que, até o presente momento, não existem nem juízes e nem procuradores ocupando quaisquer cargos nos Conselhos da instituição, ocupados exclusivamente por servidores.
Recentemente, integrantes da Comissão da Funpresp – Jud/Anamatra reuniram-se com Rodrigo Cerqueira. Na oportunidade, foram apresentadas as principais propostas da chapa vencedora, entre elas uma maior e mais efetiva participação da Magistratura da União no órgão. Após a eleição, Cerqueira agradeceu ao apoio da Anamatra, que se mostrou essencial para o sucesso na campanha. “Essa vitória não seria possível sem o apoio de vocês. Agradecemos a todos que tornaram esse projeto possível”, apontou.
Para o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, a vitória da Chapa 2 representa o início de um novo ciclo. “A Anamatra deseja êxito à chapa eleita. Não temos dúvidas de que esta conquista significará não apenas uma melhor representação e defesa de aspectos caros à Magistratura no âmbito previdenciário, mas, também, abrirá portas para que cada vez mais magistradas(os) possam concorrer a cargos diretivos na Fundação”, avaliou.
Clique aqui e confira todas as propostas da chapa.
Sobre os cargos - O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da Funpresp-Jud, responsável pela definição da política geral de administração da Fundação e do plano de benefícios. É composto por seis integrantes, sendo três representantes indicados pelos patrocinadores e três representantes eleitos pelos participantes. Atualmente o Conselho Deliberativo possui representantes da Justiça do Trabalho, do Ministério Público da União (MPU), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), da Justiça Militar da União, da Justiça Federal, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Justiça Eleitoral.
Já o Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização e controle interno da Funpresp-Jud. É composto por quatro integrantes, sendo dois representantes indicados pelos patrocinadores e dois representantes eleitos pelos participantes. Na atual composição, há membros titulares e suplentes representantes do TJDFT, da Justiça Militar da União, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Justiça do Trabalho e do MPU.