Magistrado passa a ocupar a cadeira de número 80, que pertencia ao jurista Orlando Gomes
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, prestigiou, nesta sexta (21/5), a abertura do 26º Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), marcada pela posse do acadêmico André Araújo Molina na ABDT.
Molina, que recentemente exerceu o cargo de presidente da Amatra 23 (MT) por quatro anos, é juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Várzea Grande e será o primeiro mato-grossense a integrar a entidade, ocupando a cadeira de número 80, que pertencia ao jurista Orlando Gomes.
Em seu discurso de posse, Molina falou da honra de integrar a Academia, agradecendo aos familiares, amigos, professores e aos colegas que o fortaleceram durante a trajetória que culminou nesta notável conquista. O magistrado disse estar consciente de sua missão, inspirado nos professores Orlando Gomes e Júlio Cesar do Prado Leite e Zoraide Amaral dos Santos, que o antecederam na cadeira de nº 80, dedicando a posse aos filhos.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, fez questão de registrar a alegria com a posse de André Molina na ABDT. “Trata-se de uma conquista merecidíssima, pois, além de um importante líder associativo, tendo presidido a Amatra 23 em duas gestões, Molina é um brilhante jurista”, destacou.
Sobre o empossado - André Araújo Molina é juiz do trabalho desde 2004, quando tomou posse no TRT de Mato Grosso. Em 2011, foi promovido a titular da Vara de Alta Floresta e, posteriormente, ocupou o cargo nas unidades de Mirassol D´Oeste e 1ª de Tangará da Serra. Atualmente, exerce a titularidade na 2ª Vara do Trabalho de Várzea Grande. O magistrado é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, tendo se especializado em Direito do Trabalho e Direito Processual Civil pela Universidade Castelo Branco. É ainda Mestre em Direito e Doutor em Filosofia do Direito pela PUC paulista, e Pós-Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo.
Na docência, traz no currículo o cargo de professor titular da Escola Superior da Magistratura Trabalhista de Mato Grosso, a ESMATRA-MT. É ainda professor visitante do Centro de Formação do Tribunal Superior do Trabalho, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) e de diversas escolas judiciais de TRTs do país. Tem dois livros publicados e contribuiu com dezenas de outras obras, escrevendo 25 capítulos. Possui mais de 100 publicações de artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais e proferiu mais de 150 palestras e conferências.
Sobre a ABDT - A Academia Brasileira de Direito do Trabalho foi fundada em 10 de outubro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, por um grupo de juristas ligados ao Direito do Trabalho. Os patronos da Academia são o ministro Luiz Gallotti e o professor Cesarino Júnior.
A Academia tem como objetivos o estudo do Direito e do Processo do Trabalho, o aperfeiçoamento e a difusão da legislação trabalhista, e a publicação de estudos.A instituição possui 100 membros efetivos de diversos estados brasileiros. Clique aqui e saiba mais.
Com informações do TRT 23*