Diretora de Formação e Cultura, Luciana Conforti, representou as entidades na ocasião
A diretora de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) Luciana Conforti, participou, nesta segunda (3/8), da Assembleia Virtual do Conselho Nacional das Escolas da Magistratura do Trabalho (Conematra). A ocasião marcou a despedida do então presidente do Conselho, desembargador da 21ª Região (RN) Bento Herculano. Com a nova diretoria eleita, passa a ocupar o cargo a desembargadora da 10ª Região (DF e TO) Flávia Falcão.
Na abertura da reunião, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Dora Maria da Costa fez um relato sobre as atividades da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). No entendimento da ministra, apesar do período e das dificuldades, as iniciativas desenvolvidas até aqui foram muito produtivas, especialmente considerando o alto número de pessoas beneficiadas pelas atividades formativas, através das plataformas virtuais.
Em seguida, a doutora e mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), professora Rita Maria Lino Tarcia, ministrou palestra sobre o tema “Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Formação”. Em sua explanação, a professora falou sobre como as aulas virtuais podem se tornar mais atrativas, da necessidade do compartilhamento de cursos e materiais pelas Escolas e de um necessário repensar em termos de ensino e aprendizado.
Na avaliação da diretora de Formação e Cultura da Anamatra, Luciana Conforti, a palestra foi bastante interessante, pois trouxe uma visão ampla sobre os desafios da educação e da formação diante das dificuldades trazidas pela pandemia e pelo isolamento social, que também aceleraram práticas que provavelmente só seriam adotadas anos depois.
Luciana Conforti parabenizou os dirigentes do Conematra que encerraram a exitosa gestão hoje, na pessoa do Desembargador Bento Herculano, com desejos de sucesso na nova gestão à Desembargadora Flávia Falcão, colocando-se à disposição, em nome da Enanatra, para contribuir da melhor forma possível nas atividades do Conematra.
Conematra - O Conematra é composto pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), órgão de docência da Anamatra, é membro do referido Conselho.
O Conselho consiste em um fórum permanente para debater e formular políticas públicas para proporcionar aos magistrados e servidores conteúdos adequados à formação profissional técnica, humanística e ética, compromissada com a solução justa e efetiva dos conflitos.