Tema deste ano é “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”
O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), lança, nesta terça (02/06), a Campanha do 12 de Junho – Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. O tema deste ano é “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil.” A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) é uma das entidades integrantes do Fórum.
O objetivo da Campanha é alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia e evidenciar a necessidade de maior proteção às crianças e adolescentes trabalhadores, com o aprimoramento de medidas de prevenção e de combate ao trabalho infantil, em especial diante da vulnerabilidade socioeconômica resultante da crise provocada pelo novo coronavírus.
Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2017, havia 2,3 milhões de crianças e adolescente estão trabalhando no Brasil. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde também revelam um cenário extremamente preocupante. Apenas entre 2007 e 2018, 261 crianças morreram trabalhando. O Brasil é o que se pode chamar de polo de trabalho infantil na América Latina, concentrando 28% do trabalho infantil nesta região.
Para o diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Marcus Barberino, "é fundamental manter sob às luzes da sociedade a proteção das crianças, pois a vulnerabilidade aguda causada pela pandemia tende a ampliar as estratégias de captação e exploração do trabalho infantil".