Obra retrata a vida e a carreira da juíza norte-americana Ruth Bader Ginsburg
A Comissão Anamatra Mulheres, juntamente com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3/SP), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entre outras entidades, realiza, no próximo dia 13 de março, sexta-feira, a exibição do documentário “A Juíza”, das diretoras Betsy West e Julie Cohen.
A obra será exibida a partir das 9h30, no auditório do TRF 3, em São Paulo, com entrada gratuita e aberta ao público. Após a exibição, será realizado um debate sobre os temas tratados no documentário, que retrata a vida e a carreira da juíza norte-americana Ruth Bader Ginsburg. A ministra da Suprema Corte dos Estados Unidos foi pioneira na luta pelos direitos das mulheres, construindo um legado que a transformou em um ícone inesperado da cultura pop no auge de seus 86 anos de idade.
O longa recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Documentário e Melhor Canção Original. Nos Estados Unidos, tornou-se um curioso fenômeno de rentabilidade – estreou em 34 cinemas, teve a exibição expandida para 150 salas no final de semana seguinte e 300 no posterior, tornando-se um dos documentários americanos mais vistos de 2018. A Juíza também se converteu em foco de inspiração e debate em espaços como Women's March Detroit, Harvard School Law, NYU School of Law e Columbia Law School.