Presidente Noemia Porto e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Freitas, acompanharam a cerimônia
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Freitas e a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT 4/RS) Carmen González, participaram, nesta terça (18/2), da cerimônia de inauguração do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). A conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenadora do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal, Maria Thereza Uille, também esteve presente.
O LIODS, instituído pelo CNJ por meio da Portaria n. 119/2019, é um espaço administrativo e horizontal de diálogo e articulação de políticas públicas entre o Poder Judiciário, os entes federativos e a sociedade civil; é um movimento que une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação com o objetivo de se alcançar a paz, a justiça e a eficiência institucional.
Os objetivos do LIODS são identificar e publicizar, no Portal de Transparência do CNJ, o resultado das ações produzidas pelo Poder Judiciário em favor da sociedade, dando mais visibilidade à quantidade e às qualidades das decisões proferidas, aos atos normativos e às boas práticas, de forma a facilitar a consulta pública, adotando como metodologia a indexação às Metas Nacionais do Poder Judiciário e à meta de inovação inserida pelo CNJ.
Além disso, compete ao LIODS estabelecer conexões entre Laboratórios de Inovação e os Centros de Inteligência judiciários para o desenvolvimento de projetos conjuntos da Agenda 2030 da ONU, que contém os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milênio.