Anamatra interage, ao vivo, com associados da Amatra XV

Divulgação

Assuntos de interesse da Magistratura do Trabalho foram apresentados pela presidente Noemia Porto, em link, com a participação de centenas de juízes

A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, esteve em Campinas nessa quinta-feira (23), quando participou de mesa de debates respondendo, ao vivo, pela internet, questões diversas e de interesse da Magistratura levadas por integrantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV.

A transmissão atendeu o propósito de esclarecer dúvidas e acolher propostas de mais de 450 magistrados e magistradas associados da região. Para Noemia Porto, uma oportunidade eficiente de interação e troca de ideias. “Estamos sempre à disposição para falar com os associados, tirar dúvidas, avaliar sugestões. E sobre qualquer tema”, anunciou.

Para a juíza Ananda Tostes Isoni, da Comissão Nacional de Juízes do Trabalho Substitutos da Anamatra, a mesa de debates foi bem aproveitada. "A participação da presidente Noemia na mesa de debates permitiu ao associado sanar dúvidas e se inteirar sobre a atuação da Anamatra em temas relevantes, abrangendo a fixação de juízes substitutos, cômputo do tempo de advocacia para aposentadoria, ATS/VTM, GECJ, valorização e ampliação de competências da Justiça do Trabalho", ressaltou.
Já o presidente da Amatra XV, juiz César Reinaldo Offa Basile destacou a integração entre as entidades, considerada positiva por ele. “Cremos que as interlocuções com as instituições que representam os Magistrados são de suma importância para todos”, disse.

O diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, juiz Marcus Menezes Barberino apontou os resultados práticos do encontro. “Esse evento foi muito importante para trazer à tona algumas questões que estão deixando os magistrados do Trabalho, de modo geral, inquietos. Essa conjuntura, relativamente longa, de constrição orçamentária, déficit de servidores e esse clima de embate ideológico que resvala sobre a instituição deixa os colegas muito apreensivos com o cotidiano e com as dimensões públicas dos fatos. Falamos da conjuntura acerca da política remuneratória, das dificuldades que teremos pela frente. E num clima descontraído. Muito importante para reforçar esse caráter nacional das questões que envolvem a Magistratura do Trabalho”, observou Barberino.

Participaram também da mesa de debates, os membros da Diretoria da Amatra XV, juízes: Mauricio Bearzotti de Souza, diretor de Comunicação Social e Informática e Sérgio Polastro Ribeiro, diretor de Prerrogativas e Assessoria Jurídicas.

Conamat

No encerramento, a presidente da Anamatra reiterou o convite para que todos os associados participem do 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – CONAMAT. “Espero todos em Porto de Galinhas (PE) para a maior assembleia presencial de uma entidade nacional. É o momento de discutirmos teses e de trazermos outras possibilidades de atuação da Anamatra”, falou.

Com o tema “Justiça do Trabalho e proteção social: contemporaneidade e futuro”, o CONAMAT deste ano acontecerá entre os dias 29 e 2 de maio.