Novos dirigentes do TRT5 assumem compromisso com gestão participativa e transparente
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e a diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Viviane Leite, representaram a entidade, nessa terça (5/11), na solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) para o biênio 2019/2021: os desembargadores Dalila Nascimento Andrade, presidente; Alcino Felizola, corregedor regional; e Luiza Lomba, vice-corregedora.
Em seu primeiro discurso como presidente, a desembargadora Dalila Andrade afirmou que sua gestão será participativa e defenderá o fortalecimento da Justiça do Trabalho. “Farei gestão transparente, democrática e participativa, garantindo diálogo, respeito e interdependência, com a atuação conjunta de todos os magistrados e servidores e bem assim o apoio e cooperação dos nossos parceiros institucionais, dentre outros, o TST, o CSJT, a Amatra5, o Sindijufe, o Ministério Público do Trabalho, a OAB e a ABAT”, disse.
Sobre os novos dirigentes - A desembargadora Dalila Nascimento Andrade é natural de Salvador, graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito e Processo do Trabalho e Direito Constitucional do Trabalho. Ingressou na magistratura em 1987, atuando como juíza titular em Varas do Trabalho de Juazeiro, Paulo Afonso e Irecê, e nas 4a, 13a e 21a de Salvador. Foi promovida a desembargadora em 2002 pelo critério de merecimento. Coordenou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (2012-2015) no TRT5, e foi gestora regional de planejamento estratégico e de metas nacionais do CNJ (2009-2015). A magistrada foi corregedora do Tribunal no biênio 2017-2019.
O desembargador Alcino Felizola, por sua vez, é natural de União da Vitória (PR) e está na 2ª Instância do TRT5-BA desde abril de 2003, como representante do Quinto Constitucional referente à Advocacia. Ele é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e pós-graduado em Processo pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Até sua posse como corregedor, Alcino integrava a 4ª Turma e a Sedi II do TRT5-BA.
A desembargadora Luíza Lomba é natural de Itaberaba (BA). Graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), em 1983, ingressou na Magistratura do TRT5 em dezembro de 1989. A partir de maio de 1993 assumiu as titularidades das varas do Trabalho de Jequié; 3ª, 15ª e 35ª Varas de Salvador. Foi promovida, em maio de 2006, pelo critério de merecimento, a desembargadora do TRT da 5ª Região. Fez os cursos de Pós-Graduação em Processo Civil pelo Jus Podivm, em convênio com a Faculdade Unyahna, de Especialização em Direito Processual Civil pela Unifacs e de Especialização em Direito Processual Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Até sua posse como vice-corregedora, integrava a 2ª Turma e a Sedi.
*Com informações do TRT 5