Escola Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) é membro do Conselho
A diretora de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, representou a Escola Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), na semana passada, em Salvador (BA), na 64ª Assembleia Geral Ordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). O evento, que aconteceu no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores e na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, teve como tema “Direito e Sociedade”.
Na abertura do evento, o presidente do Conematra, Bento Herculano, falou sobre o papel do Conselho e das escolas judiciais. “O Conematra é talvez a reunião que tenha o maior proveito e, não há nenhuma dúvida de que, a qualidade da prestação jurisdicional passa essencialmente pela questão da formação. Então, as Escolas Judiciais, passam pela essência da formação jurisdicional”.
Na manhã do primeiro dia, foi realizada a Oficina Direito e Sociedade, conduzida pela juíza do TRT da 8ª Região Maria de Nazaré. Logo após, foram realizadas palestras com a socióloga Graça Druck e com a psicóloga Camila Novaes, tratando sobre a precarização do trabalho e a corrupção brasileira, respectivamente.
No dia seguinte, os assessores participaram de uma oficina sobre o Ensino EaD com os servidores Adriana Weber (TRT4-RS) e José Erigleidson (TRT2-SP). Para os magistrados foi realizada uma palestra com o economista e professor da PUC SP Ladislau Dowbor sobre o mundo do trabalho e capital improdutivo. Em seguida, a advogada e professora da UNB Ana Frazão falou sobre Liberdade de iniciativa e justiça social.
No último dia, também foi inaugurada a exposição permanente sobre o desembargador aposentado do TRT5 José Augusto Rodrigues Pinto. Com 47 peças, o acervo fica localizado no auditório principal da Ejud5.
A próxima reunião do Conematra, conforme deliberação em Assembleia, será na cidade do Rio de Janeiro, em março de 2020.
Sobre o Conematra - O Conematra é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas.
São objetivos do Conselho: a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da magistratura do Trabalho e especialmente das Escolas da Magistratura do Trabalho, voltadas para a formação e aperfeiçoamento de magistrados; a integração das Escolas de Magistratura do Trabalho em todo o território nacional, buscando uniformizar as atividades didáticas e acadêmicas no estudo do Direito e visando ao crescimento intelectual do magistrado; o intercâmbio de teorias e práticas de temas relacionados à seleção e formação de juízes do Trabalho, a divulgação do curso preparatório para ingresso na magistratura junto às Faculdades de Direito; e a colaboração construtiva, a exposição de problemas e a proposição de soluções junto aos órgãos que compõe a Justiça do Trabalho, especialmente a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
* Com informações da Ejud 5 e do TRT 5