Juíza Patrícia Ramos, secretária-geral da Anamatra, representou a entidade
A secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Ramos, participou, na última sexta (18/10), do 5º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro – Violências no Trabalho: Enfrentamento e Superação, realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Na ocasião, a magistrada atuou como coordenadora da Conferência Magna de encerramento do evento, que abordou o tema “Os caminhos da não violência no trabalho”. O ministro do TST Alberto Luiz Bresciani presidiu a conferência, que contou com a participação do professor Alain Supiot, do Collège de France, na França.
Em sua exposição, Supiot afirmou que um mundo do trabalho sem violência é possível, desde que haja boa vontade e se pratiquem ações visando ao diálogo e à promoção da liberdade sindical. O especialista falou da formação da personalidade humana e das diferenças básicas entre seres humanos e animais irracionais – entre elas a linguagem. “Precisamos confiar na palavra do outro. Essa é a principal condição do Estado não violento. Também é preciso ter solidariedade e cooperação mútua”, disse.
Para a secretária-geral da Anamatra, o evento foi excepcional em todos os sentidos. “Além das reflexões a respeito de matérias afetas à dignidade do trabalhador e da trabalhadora, recebemos inesquecíveis lições sobre compaixão, proatividade, racionalidade, autovigilância e paz, valores esses imprescindíveis para a (re) construção de um mundo mais justo, igualitário e não violento”.
*Com informações do TST