Evento ocorreu na sede do TST
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e o juiz do Trabalho aposentado Rodnei Doreto Rodrigues participaram, nessa quarta e quinta (4 e 5/9), do II Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, promovido pelo Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, instituído no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Seminário ocorreu na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O evento teve como objetivo obter sugestões de melhoria para a condução dos Comitês estaduais; permitir que os diversos Tribunais tenham conhecimento de ações na área da saúde, especialmente quanto à autogestão e às ações de saúde, realizadas por outros Tribunais e a produzir um ambiente de compartilhamento de melhores práticas na área da atenção à saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário, para fins de melhoria dos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil.
No primeiro dia do Seminário, nessa quarta (4/9), foram debatidos temas como o “Assédio moral no Poder Judiciário” e as “Novas Tecnologias e Saúde”, além de palestra que tratou da saúde mental de magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Já nesta quinta, os presentes participaram de oficinas. A primeira contou com a participação do vice-presidente da Anamatra, Luiz Colussi, como moderador, ao lado da juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, Flávia Moreira Guimarães Pessoa. O tema abordado na oficina foi a “Saúde dos magistrados”.
Colussi atuou, ainda, como coordenador, durante palestra ministrada pelo desembargador do TRT da 3ª Região (MG) Sebastião Geraldo de Oliveira. A exposição abordou o tema “Prevenção de acidentes de trabalho de Magistrados e Servidores”.
Também foram realizadas oficinas com os temas “Saúde dos Servidores”, “Serviços de Saúde: exame periódico de saúde” e “Planos de saúde e autogestão”, que teve como um dos moderadores o juiz do Trabalho aposentado Rodnei Doreto Rodrigues. Na sequência, foi ministrado, pelo monge Dada Hari, workshop sobre Meditação _Mindfullness_, além da discussão acerca dos resultados das oficinas.
Ao fim do evento, foi feita a apresentação do curso “Saúde Mental de Magistrados no Poder Judiciário”, que tem como objetivo geral capacitar magistrados e servidores do Poder Judiciário em relação à importância da promoção da saúde mental e da prevenção de agravos, riscos e doenças, visando ao bem-estar biopsicossocial. A modalidade de ensino adotada será por ensino à distância (EAD), auto instrucional, com carga de 32 horas.
Para Colussi, o Seminário se revestiu de especial significado para a busca de ações que valorizem a saúde dos magistrados e servidores. “A prevenção é o melhor caminho a seguir e os magistrados são agentes essenciais nesse processo, ajudando a cuidar da sua saúde e a dos seus servidores”, defendeu.