Anamatra prestigiou a cerimônia, na sede do Tribunal
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, o vice-presidente, Luiz Colussi, e o diretor de Comunicação, Ronaldo Callado, prestigiaram, nessa quarta (28/8), no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a posse solene do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes como ministro do Tribunal.
Empossado administrativamente em 4 de julho pelo presidente do TST, ministro Brito Pereira, para integrar a 7ª Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2), Valadão ocupa vaga reservada a magistrados de carreira da Justiça do Trabalho, disponível após a aposentadoria da ministra Maria de Assis Calsing.
Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no mês de junho último, o desembargador respondeu a questionamentos sobre temas variados, como o impacto da reforma trabalhista na Justiça do Trabalho. Para o magistrado, a reforma traz “alguns excessos”, a exemplo do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical que, segundo Valadão, afeta a "necessidade de pagamentos de emolumentos [benefícios] para os trabalhadores que efetivamente tiverem o direito da assistência judiciária gratuita”.
Sobre o ministro - Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na Magistratura do Trabalho em 1989 no cargo de juiz do Trabalho substituto e, em 1993, foi promovido a juiz titular. Atuou em Varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis.
Em 2003, foi promovido a desembargador do TRT-1, onde presidiu a Comissão Examinadora da Prova de Sentença e dirigiu a Escola Judicial no biênio 2013/2015. Foi, ainda, presidente da Amatra 1 (RJ) de dezembro de 1999 a dezembro de 2001.