Solenidade de abertura contou com a participação de crianças do programa Segundo Tempo
Na manhã dessa terça-feira (26), a presidente e o vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto e Luiz Colussi, acompanhados do diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino, prestigiaram a solenidade de assinatura do Pacto Nacional pela Primeira Infância, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. A assinatura faz parte da programação do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Centro-Oeste, que contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli e outras autoridades. O evento tem como objetivo abordar os problemas e as dificuldades na implementação das leis voltadas à defesa das crianças na primeira infância.
E na solenidade de abertura, o protagonismo foi das crianças. Mais de 30 estudantes do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, acompanharam e se apresentaram na cerimônia entoando o Hino Nacional e, logo depois, a clássica “Asa Branca”, em homenagem ao Rei do Baião – Luiz Gonzaga.
Na programação vespertina do Seminário, ocorreu o lançamento do livro “Primeira Infância no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: uma experiência a ser replicada”, além de workshops sobre diversos temas como “Crianças na Primeira Infância em Situação de Acolhimento Institucional e Familiar”; “Condições mínimas para permanência de crianças com pais dependentes de substâncias psicoativas”; “Crianças na primeira infância e adoção” e “A proteção à primeira infância nos casos de encarceramento materno”. As mesas-redondas abordaram os seguintes temas: “Os projetos de atenção à primeira infância das organizações da sociedade civil: perspectivas de articulação com o Sistema de Justiça” e “Boas práticas implementadas na Região Centro-Oeste e no Estado do Tocantins”.
Programa Segundo Tempo - O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Além disso, oferece práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, desenvolve valores sociais e diminui a exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).