Programa Revista Justiça foi ao ar na última sexta-feira
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou de debate, nessa sexta (14/6), durante o programa Revista Justiça, na Rádio Justiça. O programa discutiu acerca dos desafios do combate ao trabalho infantil no Brasil e no mundo. Também participaram do programa a juíza do Trabalho e gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, Ana Beatriz Cid Ornelas e a procuradora do Trabalho e gestora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Ana Maria Vila Real.
Em sua fala, Colussi ressaltou a importância de ocupar as crianças com aquilo que elas realmente necessitam, com ênfase na aprendizagem. “Precisamos investir na educação das crianças, dando-lhes a oportunidade de serem crianças, pois elas precisam ter a sua vida lúdica para que possam se preparar para a vida adulta, para o futuro”.
Durante o debate, o vice-presidente da Anamatra destacou a atuação da entidade no combate ao trabalho infantil, citando a efetiva participação da entidade no Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que tem como objetivo sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
Colussi destacou também o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), criado pela Anamatra e desenvolvido pelas associações regionais junto às escolas do ensino fundamental e médio. Por meio de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamentos, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.
Clique aqui e confira o debate na íntegra.