Anamatra prestigio a cerimônia, que reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras, na sede da Corte
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, foi convidado e prestigiou, nesta quarta (3/4), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), as celebrações pelo aniversário de 30 anos da Corte. Com a participação de autoridades brasileiras e estrangeiras, a cerimônia também foi marcada pela obliteração do Selo Comemorativo dos 30 anos do STJ.
A solenidade marcou o lançamento de um livro alusivo aos 30 anos do tribunal. Houve, ainda, uma homenagem aos ministros aposentados e a abertura de exposição sobre a trajetória do tribunal, com informações históricas sobre a criação da corte, ações de pioneirismo, mudanças e inovações em prol da cidadania e da Justiça no Brasil.
“A Anamatra homenageia o STJ pelos 30 anos de sua fundação, na certeza de que a Corte, assim como todo o Poder Judiciário, pugnam por uma prestação jurisdicional eficiente, sempre prestigiando os fundamentos e os valores maiores presentes na Constituição da República”, destaca Feliciano.
Nesta quinta-feira (4/4), os eventos têm continuidade com o seminário O Poder Judiciário nas Relações Internacionais, com a participação de representantes de 18 países. Divididos em quatro painéis, magistrados estrangeiros e ministros do STJ debaterão temas como a ética no Judiciário, o combate à corrupção, o direito privado e o Estado social e a proteção ao meio ambiente.
Banner - Para marcar a data histórica, a fachada do STJ recebeu no último fim de semana um banner de 12 metros de altura por 5,5 metros de largura, com a inscrição “30 anos promovendo a cidadania”.
Projetado por Oscar Niemeyer, o conjunto arquitetônico do STJ, no Setor de Administração Federal Sul de Brasília, foi inaugurado em 22 de junho de 1995. Quando o tribunal foi instalado, em 7 de abril de 1989 – seis meses após sua criação pela Constituição de 1988 –, ele funcionou inicialmente no prédio que havia abrigado o Tribunal Federal de Recursos, no Setor de Autarquias Sul.
*Com informações do STJ