Iniciativas são do CNJ e do Coleprecor e tem como mote o 1º de abril, Dia da Mentira
Hoje, dia 1º de abril, popularmente conhecido como o Dia da Mentira, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), todo o Poder Judiciário e outras entidades a ele relacionadas estão mobilizados, nas redes sociais, para combater a disseminação de notícias falsas, as “fake News”.
A hashtag #FakeNewsNão antecipa a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a campanha #AquiTemJustiça, que será formalmente lançada na próxima segunda, dia 8 de abril. Além das redes sociais, as instituições vão realizar um trabalho de comunicação integrada para promover os avanços e o trabalho do Poder Judiciário junto à população.
Para o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, a Anamatra, e todas as suas comissões, sua diretoria e seu Conselho de Representantes, os tribunais, bem como as demais associações estão irmanados nessa ação conjunta nacional, com o CNJ e o STF. “Comunicação é convencimento, informação é poder. Isso, em uma democracia, é fundamental que se entenda, por isso as “fake news” são um desserviço à democracia, às políticas públicas e aos poderes constituídos”, aponta.
Justiça do Trabalho - Juntamente com a hastag #FakeNewsNão, a Anamatra participa do Twittaço com as hashtags #meDisseram e #éFake, idealizadas pelo Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor). A ação, iniciada às 9 horas, e que conta coma participação dos 24 TRTs, tem como objetivo dar visibilidade aos danos causados pelas notícias falsas, explicar a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade e contestar os discursos difamatórios que ela vem sofrendo.