Encontro ocorreu no Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco)
Os magistrados do Trabalho que participam do 10º Congresso Internacional da Anamatra foram recebidos, na noite dessa quarta (27/2), pelo Embaixador do Brasil na Colômbia, Julio Glinternick Bitelli. O encontro aconteceu na sede do Instituto de Cultura Brasil Colombia – Ibraco, em Bogotá, casa de cultura criada pela Embaixada e aberta aos brasileiros no país (leia mais abaixo).
Ao dar as boas aos congressistas, o Embaixador Bitelli ressaltou a proximidade e os laços culturais que unem os dois países. Para Bitelli, entre os países da América Latina, a Colômbia é o que mais se assemelha ao Brasil. “Certamente por isso as nossas relações são tão promissoras”, declarou.
Julio Glinternick Bitelli também discorreu sobre o atual panorama socioeconômico da Colômbia, informando que se trata da terceira maior economia entre os países latinos, caminhando para ser a segunda. Bitelli ainda tratou da possibilidade de que o país abra-se ainda mais para a formalização de acordos de cooperação, sendo certo que, com o Brasil, os atuais acordos garantem praticamente um recíproco livre comércio.
Sobre o Ibraco - O Instituto de Cultura Brasil Colômbia foi criado pela Embaixada do Brasil em 1995 e, ao longo dos anos, l converteu-se na porta de entrada, ao Brasil, para milhares de colombianos. A instituição promove eventos, cursos, festas e palestras, e possui uma biblioteca com mais de 6.000 livros, DVD´s e audiolivros em português. Trata-se do único instituto na Colômbia apoiado pelo Governo brasileiro e do maior centro cultural brasileiro fora do país, contando com uma equipe de professores altamente qualificados, em sua maioria nativos que ou que estudaram no Brasil durante um longo período.