Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania encerra 13º Encontro Nacional do TJC

Edição de 2018 premiou projeto que aborda os direitos dos trabalhadores, representados por várias profissões, inclusive os que atuam na atividade agrícola

Magistrados, professores e estudantes de escolas que integram o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, em Pernambuco, participaram do encerramento da 13ª edição do Encontro Nacional do TJC, que neste ano foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro, na capital pernambucana.

Participaram projetos das escolas Ana Faustina e Maria Cecília, de Surubim; EREM Severino de Andrade Guerra (Machados); Escola João XXIII (Casinhas); EREM São José (Frei Miguelinho) e EREM João David (Santa Maria do Cambucá). Um dos trabalhos vencedores desta edição foi o jogo teatral dos alunos do EREM Severino de Andrade Guerra sobre a conscientização dos trabalhadores de várias profissões sobre seus direitos, inclusive sobre a valorização da carteira de trabalho. Entre os trabalhadores representados estiveram os rurais, que atuam no plantio de banana, principal cultura do Município de Machados.

A estudante idealizadora do jogo teatral vencedor foi Stefane Nascimento, de 15 anos. Ela garantiu que irá levar o que aprendeu adiante. “Vamos levar esses direitos que aprendemos aqui para outros estudantes da escola”, contou a estudante.

Para a diretora de Eventos e Convênios da Anamatra e coordenadora nacional do TJC, Rosemeire Lopes Fernandes, o programa faz com que professores e alunos sejam agentes transformadores da sociedade. “ A Magistratura do Trabalho ganha muito com esse projeto, pois se humaniza e atua em conjunto com esses agentes transformadores. Levamos à sociedade o significado do que é justiça. Valorizemos a Justica do Trabalho e o que ela significa. A nossa vontade é a de que o TJC permaneça perene e valorizado. Nós manteremos esse compromisso de tornar o mundo melhor e mais justo”, concluiu a coordenadora.

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra e da Amatra 6 (PE), Luciana Paula Conforti agradeceu o entusiasmo e engajamento dos coordenadores regionais das Amatras, dos professores e dos alunos. “ Parabenizo a todos pela dedicação e carinho com as pautas do TJC e com os projetos. Temos que valorizar a cultura local, a resolução dos problemas comuns e os direitos representados pela carteira de trabalho”, pontuou a magistrada.
A presidente da Amatra 6 (PE), Laura Botelho, também parabenizou os professores que defendem a educação como instrumento de transformação social e prestou uma homenagem aos docentes, lendo um poema de Bráulio Bessa.

Esteve presente no evento o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), Ivan de Souza Valença Alves. Ele também destacou o afinco dos alunos envolvidos no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, parabenizando a todos.

Confira as fotos do Encontro no Flickr.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra