Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da entidade abordou, além da Reforma Trabalhista, saúde e segurança do trabalhador
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, participou como expositora, na última sexta (05/10), do Seminário “30 anos da Constituição de 1988 e Reforma Trabalhista: Como ficam a Segurança e Saúde do Trabalhador? ”, em Recife (PE).
No evento, realizado na Fundacentro da capital pernambucana, a magistrada tratou da proteção constitucional dos direitos trabalhistas, do compromisso com a proteção do meio ambiente, nele inserido o meio ambiente do trabalho, da proteção à saúde e do direito à redução dos riscos inerentes ao trabalho, assim como, dos prejuízos trazidos pela "Reforma Trabalhista".
Para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da associação, Luciana Conforti, a data da realização do evento foi emblemática:
"Além de marcar os 30 anos da Constituição, antecedeu ao pleito eleitoral para a escolha de novos governantes, o que remete ao anseio de liberdade manifestado pelo provo brasileiro, na época em foi promulgada a Constituição. Conhecida como Constituição Cidadão, o diploma encerrou a era dos governos militares, consolidando o direito democrático de eleição para o cargo de Presidente da República e a busca pelos direitos individuais e coletivos expressos de forma ampla na própria Constituição", ressaltou a magistrada.
A juíza também reafirmou a necessidade do cumprimento da Constituição, observando as normas internacionais do trabalho, o Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho e os direitos humanos e sociais do cidadão.