Evento é promovido pela Escola Superior do MPU com o apoio do MPT
A presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5/BA), Angélica Ferreira, representou a Anamatra, nesta quarta (29/8), no primeiro "Simpósio Negro(a), afro-religioso(a), quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do trabalho”. O evento acontece em Brasília até esta quinta (30/8) e é promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, também compareceu ao evento.
A magistrada foi uma das debatedoras em roda de conversas com o tema “A realidade do preconceito, do racismo, da intolerância religiosa e da discriminação vista desde perspectiva de suas vítimas”. Em sua intervenção, falou da importância dos juízes do Trabalho se preocuparem com a questão da discriminação no momento da contratação e também com a fixação de danos morais nos casos em que houver qualquer tipo de preconceito, por cor religião, gênero, entre outros.
A dirigente também explicou que a Justiça do Trabalho só pode agir após a demanda, provocada pelas partes, daí a relevância do evento. “O Simpósio é importante por esse motivo, para que esses problemas cheguem à Justiça do Trabalho. A Magistratura já é bastante sensível sobre essa questão, assim como sobre os direitos humanos como um todo”, finalizou.
Sobre o simpósio - O evento reúne mais de 40 nomes de referência na área, entre especialistas, estudiosos, juristas, representantes de comunidades quilombolas, religiões africanas e entidades ligadas à temática com o objetivo de contextualizar a questão racial e religiosa no Brasil com abordagem histórica, antropológica, sociocultural e econômico-social e jurídica. Além disso, o evento apresenta os desafios para a superação de estigmas raciais e religiosos com foco na população negra, afro-religiosa e quilombola. Também discute a relação entre raça, orientação religiosa e violência sob as suas formas, física e moral.
* Com informações da PGT