Anamatra apoia Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Vice-presidente Noemia Porto reforça a importância de eleger representantes compromissados com a erradicação do trabalho ilegal

Nesta quarta (15), a vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, participou de reunião com a secretaria executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Na ocasião, um vídeo foi exibido alertando sobre a conscientização da importância do voto que procura sensibilizar os servidores públicos aposentados. Trata-se de iniciativa do Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).

Na reunião, Anamatra e MCCE destacaram a parte do discurso da Ministra Rosa Weber, que tomou posse como presidente do TSE, na última terça (14), quando referiu o exemplo de sua mãe, que, mesmo com 100 anos de idade, participa e faz questão de participar das eleições periodicamente por reconhecer a importância do voto para a democracia representativa.

A vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, na reunião do MCCE, mencionou que a Anamatra, pelas redes sociais, expressou seu apoio à companha #votepelosdireitos! Criada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a campanha reforça a importância de eleger representantes compromissados com a erradicação do trabalho infantil e outras formas de abuso que acometem milhões de crianças e adolescentes brasileiros.

A campanha foi apresentada aos presentes e deliberou-se que os integrantes do MCCE também promoverão a divulgação por se reconhecer que se encontra dentro do escopo do movimento que destaca a relevância do voto consciente.

 

O MCCE

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.

O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por mais de 60 entidades nacionais e está representado pela Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Integram o MCCE, também, os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país. Eles são conhecidos como comitês 9840 (referencia à lei da “compra de votos”) ou Comitês do MCCE e exercem um importante papel de fiscalização, educação popular e monitoramento do orçamento público e da máquina administrativa.

Os comitês estão presentes em quase todos os estados brasileiros e são constituídos de forma voluntária por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações e outros grupos organizados e entidades da rede MCCE.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra