Anamatra participou do evento, em Salvador (BA)
A juíza do Trabalho Ana Cláudia Scavuzzi (Amatra 5/BA) representou a entidade esta semana no Fórum Social Mundial (FSM), realizado dos dias 13 a 17 de março em Salvador (BA). Evento bienal organizado por movimentos sociais do mundo todo, esta edição teve como tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar” com objetivo de promover um debate de combate aos retrocessos e ataques à democracia no país.
O mundo do trabalho foi um dos eixos temáticos do Fórum, que promoveu debates sobre a reforma trabalhista e os seus reflexos para a identidade do trabalhador, a Justiça do Trabalho, o acesso à Justiça, entre outros. “O evento foi de grande relevância, tendo em vista a discussão, com participação plural, do novo panorama do Direito do Trabalho com a panorama da reforma trabalhista e os seus nefastos efeitos para o mundo do trabalho”, avaliou a magistrada.
O evento em Salvador teve como como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas outros espaços de Salvador também abrigaram atividades do evento. Do Parque do Abaeté, em Itapuã, ao Parque São Bartolomeu, no subúrbio, vários locais se tornaram territórios de diálogo e convergência do Fórum.
Os eixos temáticos do FSM 2018 foram:
Ancestralidade, Terra e Territorialidade;
Comunicação, Tecnologias e Mídias livres;
Culturas de Resistências;
Democracias;
Democratização da Economia;
Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental;
Direito à Cidade;
Direitos Humanos;
Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos;
Feminismos e Luta das Mulheres;
Futuro do FSM;
LGBTQI+ e Diversidade de Gênero;
Lutas Anticoloniais;
Migrações;
Mundo do Trabalho;
Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia;
Paz e Solidariedade;
Povos Indígenas;
Vida Negras Importam.