Ano foi marcado pela interiorização do Program
Pioneiro no país na implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra realizada na 6ª Região pela Amatra 6 (PE), Pernambuco inovou, em 2017, levando as atividades do TJC para cidades do interior. Foram beneficiadas sete escolas da região Agreste e, durante a cerimônia de culminância na quinta-feira (30.11), os estudantes mostraram com criatividade e animação, tudo que aprenderam ao longo do ano.
Com o tema “Trabalho, Revolução de 1817 e convivência social” – para lembrar o centenário da revolução pernambucana – 21 produções culturais foram apresentadas em clima de muita torcida. Três saíram vencedores nas categorias slogan (Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa); vídeo (Escola Estadual Antônio Inácio) e jogos teatrais (Escola Professor Suzel Galiza).
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti – que coordena o TJC na 6ª Região – destacou a importância no projeto na formação dos jovens estudantes e anunciou o tema para 2018: “As relações entre trabalho infantil, trabalho escravo e racismo”.
A cerimônia no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (Faciep) foi prestigiada por gestores de escolas, representantes da Secretaria Estadual de Educação e magistrados, entre eles os desembargadores Ivan Valença e Valdir Carvalho, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região, respectivamente.
O presidente da Amatra VI, Adelmy Acioli, lembrou outra inovação em 2017: as rodas de conversa, nas quais os juízes vão às escolas para um bate papo com os alunos e moradores sobre direitos humanos e do trabalho, entre outros temas. Nesta edição receberam a caravana do TJC, os municípios de Limoeiro, Passira, Lagoa do Itaenga, Feira Nova e Frei Miguelinho.
Para o presidente, esta edição do programa reforçou o grande engajamento de professores e estudantes em pesquisas relacionadas ao tema proposto. Ele reiterou o imprescindível apoio dos parceiros na realização do programa, como o TRT6 e a Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, por intermédio da coordenadora do TJC na Regional Vale do Capibaribe, Josemar Barbosa e a gestora da Regional, Edjane dos Santos.
* Texto e foto: Ascom/Amatra 6 (PE)