Trabalho infantil preocupa jovens estudantes do Agreste pernambucano

Iniciativa da Anamatra é realizada em Pernambuco pela Amatra 6 (PE)

A caravana do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) visitou, na segunda-feira (4/9), as cidades de Passira e Lagoa do Itaenga, no Agreste pernambucano.  Em clima de festa, os juízes do trabalho foram recebidos pelos estudantes com música e apresentações culturais, antecipando “rodas de conversa” nas quais o tema recorrente foi o trabalho infantil. A iniciativa da Anamatra é realizada em Pernambuco pela Amatra 6 (PE). 

As dúvidas sobre as relações trabalhistas envolvendo menores aqueceram o debate já que é frequente os alunos ajudarem seus pais em algumas atividades. Os juízes Adelmy Acioli, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra VI), Edmilson Alves e Luciana Conforti, diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Anamatra e da Amatra VI, alertaram sobre a proibição de qualquer atividade laboral ao menor de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, mas somente a partir dos 14. 

Em Passira, conhecida como a terra do bordado, a Escola Cônego Fernando Passos, está direcionando as ações do TJC para uma visão crítica sobre a realidade dos jovens estudantes que colaboram na atividade do bordado.  Já na Escola Tristão Ferreira Neto, em Lagoa do Itaenga, com forte tradição na área rural, as orientações também buscaram fortalecer as noções de cidadania.

Participaram das visitas, as representantes da Secretaria de Educação do Estado (parceira no programa): a coordenadora do TJC na Regional Vale do Capibaribe, Josemar Barbosa; a gestora da Regional Vale do Capibaribe, Edjane dos Santos; além das gestoras das duas escolas, Ana Lúcia Ramos e Léia Soares de Melo e de outras integrantes da Regional.

Clique aqui e confira as fotos no Flickr da Amatra VI

 

* Texto e fotos: Ascom/Amatra 6 (PE)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra