Entidades criam Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União da 10ª Região (DF e TO)
A vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, participou nessa segunda (14/8) da constituição e da primeira reunião da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União da 10ª Região (DF e TO). O grupo tem como objetivo congregar as entidades das duas carreiras para o fortalecimento das pautas comuns.
Nesse escopo, a primeira reunião debateu estratégias de campanhas com o objetivo de trabalhar a imagem da Magistratura e do Ministério Público junto à própria sociedade brasileira.Também discutiu-se a realização de um café da manhã com parlamentares para discutir pautas de interesse das duas carreiras. O evento deve acontecer no dia 20 de setembro.
“Trata-se de uma importante iniciativa das entidades que vai facilitar o intercâmbio e o diálogo com os parlamentares do DF e TO em propostas legislativas que contribuam para o fortalecimento do Poder Judiciário e da Magistratura como condição essencial de fortalecimento da própria democracia brasileira”, analisou Noemia Porto.
Para a juíza Rosarita Caron, presidente da Amatra 10 (DF e TO), uma das entidades que compõem o grupo, a expectativa também é positiva. "A criação da Frentas regional será um grande passo para o fortalecimento das associações regionais. A união dessas associações proporcionará a discussão e também a solução para as especificidades do Distrito Federal e Tocantins, no que diz respeito às carreiras da Magistratura e Ministério Público".
Além da Amatra 10 (DF e TO), compõem a Frentas Regional (DF e TO) a Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer), a Associação dos Membros do Ministério Público do DF e Territórios (AMPDFT), a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis – DF) e a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto). A Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região também compareceu à primeira reunião.