Título foi concedido por aprovação do Conselho de Representantes da Anamatra
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, recebeu nesta quarta-feira (14/12), em cerimônia na sede da Anamatra em Brasília, o título de sócio honorário da Associação, o primeiro já concedido pela entidade em seus 40 anos de história. A solenidade foi realizada durante a reunião do Conselho de Representante das Anamatra e foi prestigiada por diversos dirigentes da Associação e também das 24 Amatras.
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, lembrou que a concessão do título foi aprovada em reunião do Conselho, no mês de setembro. “O ministro foi um protagonista de vários temas de interesse da Magistratura e de sua dignidade dentro do Poder Judiciário”, relatou o presidente, lembrando a contribuição do ministro à carreira, em especial no exercício do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Em seu pronunciamento, o ministro Lewandowski afirmou que o título representa um somatório de esforços conjuntos em prol dos avanços da Magistratura. “Eu sei que é um momento de retrocesso aparente para a Magistratura e as conquistas que tivemos depois de muitas lutas, mas acredito que devemos ficar otimistas. “A Magistratura já passou por momentos muitos piores, no regime autoritário, na ditadura, no AI-5 e sempre houve superação”, disse, ao citar, por exemplo,o projeto de abuso de autoridade, as leis que impõem restrições às vantagens da Magistratura, a PEC do teto dos gastos públicos e a reforma da Previdência.
Especificamente com relação à reforma da Previdência, o ministro defendeu um melhor debate sobre o tema. “A proposta fere a razoabilidade e a proporcionalidade, tendo em conta que as contribuições daqueles que têm menos de 50 anos e que tiveram seus subsídios diminuídos em função das contribuições no decorrer dos anos”, disse.
Para Lewandowski, o momento é de união e coesão em torno das lideranças da carreira. “Se há uma Associação presente em todos os momentos difíceis para a Magistratura é a Anamatra e as Amatras, que estão sempre na linha de frente dessa batalha”, disse. “Eu darei o melhor de mim para ser um membro, um sócio, dessa importante associação que é a Anamatra”, finalizou.
Clique aqui e confira o álbum de fotos da solenidade
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991