Frente Associativa demonstra preocupação quanto ao descumprimento da liminar do ministro Marco Aurélio em relação a Renan Calheiros

Entidades afirmam que a postura do senador é descabida e deliberada

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) divulgou nesta quarta-feira (7/12) nota pública repudiando a postura do Senado Federal quanto ao descumprimento da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello para afastar o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A decisão foi dada em ação do partido Rede Sustentabilidade, na qual o ministro entendeu que como o parlamentar virou réu no STF, ele não poderia continuar no cargo, em razão de estar na linha sucessória da Presidência da República.

A Anamatra, juntamente com as entidades que compõem a Frentas, alertam que o descumprimento afronta a competência e a independência do ministro que agiu “nos estritos limites das atribuições constitucionais do elevado cargo que exerce”, devendo se observar que tais condutas ameaçam e interferem na condução da democracia no Brasil.

Segundo as associações, é “completamente descabido não só o deliberado descumprimento da ordem liminar pelo Presidente do Senado, quanto as agressões desferidas contra o eminente Ministro relator, tanto pelo Senador Renan Calheiros quanto pelo Ministro Gilmar Mendes”.

Clique aqui e veja a íntegra da nota pública.

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Anamatra