Cerca de 300 alunos da rede pública de ensino participaram da culminância
Como os cidadãos exercem seus direitos? E como eles representam o exercício desses direitos? Cerca de 300 alunos de diversas escolas públicas do Distrito Federal fizeram uma demonstração a esse respeito, na última sexta (2/12), na culminância do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” – TJC, iniciativa da Anamatra conduzida no Distrito Federal pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (Amatra 10/DF e TO).
A culminância contou com várias apresentações dos alunos, envolvendo temas relacionados ao trabalho e à justiça social, como o direito à diferença, meio ambiente sadio de trabalho e respeito aos direitos da personalidade. Conceitos como assédio moral e cidadania, por exemplo, foram traduzidos em manifestações artísticas pelos alunos, que demonstraram uma significativa compreensão da importância dos direitos fundamentais como bandeira de luta e de reivindicação na sociedade.
O evento não poderia ter sido mais simbólico. Além do conteúdo marcadamente social e inclusivo das apresentações dos alunos, a culminância foi realizada num local especial: na sala de sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Certamente uma marca para a história dessa importante Corte de justiça social.
A Culminância celebrou o encerramento das atividades do Programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” no ano de 2016 e contou com uma expressiva participação de aproximadamente 250 alunos e professores das seguintes escolas do DF: RENAPSI, CEM 111 do Recanto das Emas, GISNO, CEM 417 de Santa Maria, EJA de Taguatinga, CEE 01 de Brasília e CEF 08 de Sobradinho II.
Participações - O evento teve a presença vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, do desembargador Mário Macedo Fernandes Caron, da presidenta da Amatra 10, Rosarita Machado de Barros Caron, e do juiz Ricardo Lourenço Filho, coordenador do Programa na 10ª Região. Participaram, ainda, Celso Elói, superintendente da Caixa Econômica Federal, parceira da Amatra 10 na iniciativa, e Sandra Amélia, da Secretaria de Educação do DF.
Ao término do evento, houve uma contagiante apresentação do grupo de percussão Batalá.
* Com informações e foto da Amatra 10 (DF e TO)
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991